7 alimentos que não devem ser aquecidos no micro-ondas

A magia do micro-ondas é inegável. Ele esquenta a comida em questão de minutos e acaba se tornando um dos queridinhos da cozinha. Mas, mesmo sendo super prático, é preciso atenção na hora de usar. Existem certos alimentos que podem causar acidentes chatos, e até perigosos, quando aquecidos nesse eletrodoméstico.

Vamos dar uma olhada em sete deles, para você evitar problemas e manter sua rotina tranquila.

Ovos com casca

Colocar ovos inteiros no micro-ondas é uma furada. O aquecimento rápido faz com que o interior do ovo crie pressão de vapor sem ter como escapar. Isso pode resultar em uma explosão que suja tudo e, em casos mais sérios, te queima.

Carnes processadas

Salsichas e linguiças, que muitas vezes vêm cheias de conservantes, podem se comportar de forma estranha no micro-ondas. Ao serem aquecidas, os conservantes podem criar compostos indesejados, potencialmente prejudiciais à saúde.

Uvas

Aquecê-las pode parecer uma ideia diferente, mas as uvas podem gerar uma explosão de plasma! Isso acontece devido à sua composição e pode danificar o micro-ondas ou até causar incêndios. Melhor deixar as uvas como estão.

Pimentas

Se você gosta de pimentas, fique atento. Elas contêm capsaicina, e quando aquecidas, podem liberar vapores que irritam a garganta, os olhos e até a pele. Isso pode ser muito desconfortável, então evite esse risco.

Água em copo de vidro

Ao contrário do que acontece no fogão, a água no micro-ondas pode aquecer a ponto de não ferver visivelmente, passando do ponto de ebulição. Isso aumenta o risco de queimaduras, especialmente se o vidro quebrar. Cuidado redobrado aqui!

Batatas cruas

Batatas têm muito amido e água, e quando são aquecidas sem cozinhar antes, o vapor pode ficar preso dentro da casca. Isso pode fazer com que elas explodam no micro-ondas, gerando uma bagunça e até ferimentos.

Frutas com casca

Frutas como maçãs e bananas também estão na lista. A casca impede que o vapor escape durante o aquecimento. O resultado? Estouros inesperados. Além disso, o calor pode mudar o sabor e a textura delas, deixando você com uma experiência bem diferente da esperada.

Agora que você já sabe, fica mais fácil evitar algumas armadilhas na cozinha. O micro-ondas é um aliado poderoso, mas sempre é bom usar com sabedoria!