Receita libera 4º lote esta semana da Restituição do Imposto de Renda, confira quem recebe

Assim como na maioria das vezes, a consulta do 4º lote da restituição do IR acontece uma semana antes do prazo de liberação dos valores. Veja os detalhes.

A partir da próxima quarta-feira, 24 de Julho, os contribuintes poderão esclarecer dúvidas a respeito da Restituição do Imposto de Renda. Em suma, será o dia em que a Receita Federal irá liberar as consultas para o 4º lote de devoluções a quem declarou o tributo em excesso no início do ano.

Assim como na maioria das vezes, a consulta do 4º lote da restituição do IR acontece uma semana antes do prazo de liberação dos valores. O depósito do penúltimo lote está previsto para acontecer em 31 de Agosto, nas contas bancárias registradas por cada contribuinte no ato da declaração do imposto. A seguir, saiba mais sobre.

Veja como consultar. (Foto: iStock).

Receita libera 4º lote esta semana da Restituição do Imposto de Renda

Do total de 5 lotes da Restituição do Imposto de Renda, 3 já foram pagos em 2022. Até o momento, 12,8 milhões de brasileiros foram contemplados. Enquanto isso, a estimativa é para que a Receita Federal atenda a outros 10 milhões de cidadãos até o final do calendário definido.

Em resumo, a Restituição é paga ao contribuinte que, ao declarar o Imposto de Renda, pagou um valor excessivo ao tributo que ele realmente devia. Ao final do prazo de envio das declarações, a Receita Federal faz todas as apurações devidas, e traça o montante a ser restituído; definindo também em quais datas serão pagos.

Em alguns casos, o tributo pago em excesso pode ter relação com as despesas dedutíveis que passam despercebidas pelo contribuinte. São os gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e dependentes, por exemplo.

Veja também: ISENÇÃO do Imposto de Renda para grupo é aprovada? Saiba mais!  

Consulta

O contribuinte que deseja consultar a Restituição do Imposto de Renda deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site: www.gov.br/receitafederal;
  2. Em seguida, clicar em ”Meu Imposto de Renda”;
  3. Logo após, ir em ”Consultar a Restituição”.

No endereço será possível verificar todos os detalhes associados à consulta, bem como os canais disponíveis para a prestação deste serviço. O contribuinte ainda terá a chance de optar entre uma etapa completa ou simplificada e, por meio do extrato de processamento, terá acesso ao portal e-CAC.

Caso identifique qualquer dependência na declaração, é possível corrigir as informações erradas. Ademais, a consulta também poderá ser feita mediante o uso de dispositivos móveis como, smartphones e tablets.

Por fim, lembre-se que outros 3 lotes da restituição do Imposto de Renda já foram pagos. Priorizou os contribuintes que declararam o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) antecipadamente ou dentro do prazo. De acordo com o cronograma da Receita Federal, os próximos lotes serão pagos nas seguintes datas:

  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Veja também: Confira a lista com tudo que pode te ISENTAR do Imposto de Renda