4 direitos do CONSUMIDOR que talvez você não conheça

Normas são garantidas pelo Código de Defesa do Consumidor

Sem dúvida, os direitos do consumidor são a única arma contra empresas abusivas que ultrapassam as regras do acordado. Para isso, compõem um conjunto de princípios jurídicos associados às relações de consumo existentes entre clientes e fornecedores.

Desde 11 de setembro de 1990, a lei nº 8.078 estabelece o chamado Código de Defesa do Consumidor (CDC) e sua principal função é trazer harmonia para essa relação.

Assim sendo, vamos mostrar agora 4 direitos do consumidor que você provavelmente desconhecia.

direitos do consumidor
Veja 4 direitos do consumidor – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Direito de arrependimento

Em primeiro lugar, vamos falar do direito de arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Muitas pessoas não sabem, mas segundo o artigo 49, qualquer pessoa pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou recebimento do produto ou serviço, se a transação ocorrer fora do estabelecimento comercial. Ou seja, caso você adquira algo pela internet ou telefone, mas se arrependa quando o produto chegar, pode cancelar o pedido ou trocá-lo.

O direito ao arrependimento não vale para as compras em lojas físicas, apesar de algumas empresas adotarem essa possibilidade.

Veja também: Você sabia que estudantes tem direito a diversos benefícios? Conheça seus direitos!

Venda Casada

Esse é amplamente praticado e talvez você nem se dê conta. Muito comum no mercado consumidor brasileiro, a venda casada é proibida há 30 anos no Brasil mas continua enganando os consumidores. Ela ocorre quando a compra de um item está condicionada à aquisição de outro produto ou serviço.

Alguns exemplos: ser impedido de entrar no cinema com comida comprada em outro lugar, consumação mínima em determinados estabelecimentos, comprar um produto e precisar de outro para fazê-lo funcionar. Todas essas práticas são consideradas vendas casadas e violam a liberdade de escolha do cliente como diz o CDC.

Demora no pedido

Você pede sua comida no restaurante ou aplicativo de entrega e ele leva muito mais tempo que o combinado para chegar. Pois saiba que você pode desistir da compra e simplesmente não pagar mais por ele. Contudo, você é obrigado a pagar somente o que consumiu.

Direitos do consumidor garantem a vida, saúde e segurança

O CDC estabelece que produtos ou serviços disponibilizados no mercado não podem, em hipótese alguma, oferecer risco para o público. Desse modo, se algum deles tiver um potencial nocivo ao consumidor, precisa ser informado ao público de maneira adequada e imediatamente informado às autoridades responsáveis.

Veja também: 1,2 milhão de consumidores não sacaram o seu dinheiro da nota fiscal: saiba como solicitar!