Pagamento LIBERADO: 3º lote da restituição do IRPF cai na conta HOJE (01)

A Receita Federal finalmente liberou o pagamento do 3º lote da restituição para aqueles que não receberam nos dois primeiros.

A Receita Federal anunciou a liberação do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2024. Este lote beneficiará cerca de 6,1 milhões de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda.

Além das restituições de 2024, o lote inclui restituições residuais de anos anteriores. A Receita Federal desembolsará aproximadamente R$ 8,5 bilhões aos contribuintes.

O pagamento será efetuado na conta informada na declaração ou via chave PIX, seguindo a ordem de prioridade dos beneficiários. Entenda.

Se você declarou o Imposto de Renda neste ano, veja se recebeu os pagamentos do 3º lote da restituição.
Se você declarou o Imposto de Renda neste ano, veja se recebeu os pagamentos do 3º lote da restituição. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem vai receber o 3º lote da restituição?

Os beneficiários do terceiro lote incluem vários grupos prioritários. Em primeiro lugar, estão os contribuintes que informaram a chave PIX do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida, somando 5.711.130 contribuintes.

Em seguida, há 172.719 contribuintes que não informaram a chave PIX e não se enquadram em nenhuma das categorias prioritárias legais.

Este é o primeiro lote que inclui contribuintes não prioritários idosos, sendo 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos. Além disso, 54.241 contribuintes do Rio Grande do Sul foram incluídos devido às enchentes.

Há também 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério, 14.756 idosos acima de 80 anos e 9.672 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Saiba mais: O que é o código 05 55 da Caixa? App apresenta instabilidade e PREOCUPA usuários!

Como consultar se vou receber o pagamento?

Os contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote acessando a página da Receita Federal na internet.

Ao clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”, é possível obter a informação desejada.

Outra opção é utilizar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, que também permite a consulta.

Caso o contribuinte não esteja na lista, ele deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração.

Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes, pois declarações na malha fina demoram mais para liberar os pagamentos.

Saiba mais: ESTES brasileiros podem receber até R$ 682 da Caixa HOJE (23): veja se VOCÊ está incluso!

Meu dinheiro não caiu no 3º lote da restituição, e agora?

Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como em casos de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do portal BB ou ligando para a central de relacionamento do banco.

Caso o valor não seja resgatado dentro de um ano, será necessário requerer a quantia no portal e-CAC.

Ao acessar a página, o contribuinte deve selecionar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária”.

Não perca: Comunicado do INSS chega de SURPRESA e ASSUSTA beneficiários: vai ter REDUÇÃO de pagamento?