3º lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda será PAGO em breve; consulte e veja se vai receber

O 3º lote da restituição do IR vai ser liberado dia 31 de julho. . A novidade é que para esse lote, pessoas sem prioridade legal também irão receber. Confira.

No próximo dia 31 de julho, a Receita Federal dará continuidade ao pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023, contemplando mais um lote. Uma novidade é que, ao contrário dos dois lotes anteriores, desta vez, pessoas sem prioridade legal também serão beneficiadas com a devolução.

Portanto, isso significa que contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias, como idosos e pessoas com deficiência, terão a oportunidade de receber o valor devido. Essa medida visa garantir que todos os declarantes sejam contemplados de forma justa e equitativa.

Veja como é feita a consulta na Receita Federal
Veja como é feita a consulta na Receita Federal. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Veja como é feita a consulta na Receita Federal

Nos primeiros dois lotes, apenas contribuintes considerados prioritários pela legislação, como idosos, pessoas com deficiência ou portadoras de doença grave, profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério e cidadãos que optaram pela devolução via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida, foram contemplados.

Dessa forma, o próximo lote de restituição do Imposto de Renda contemplará os contribuintes prioritários e também haverá espaço para os demais declarantes. Confira quem terá direito à restituição:

  • Os contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que caíram na malha fina e resolveram as pendências serão contemplados no segundo lote de restituição
  • Declarantes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pela restituição por Pix.
  • Para os contribuintes sem prioridade legal, é importante enviar a declaração do Imposto de Renda o mais cedo possível para ter maiores chances de serem incluídos no terceiro lote de restituição

Portanto, para saber se você receberá a restituição, a Receita Federal autoriza a consulta dos lotes uma semana antes do pagamento. A partir do dia 24 de julho, você poderá acessar o site da Receita Federal ou utilizar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” para realizar a consulta. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo ou site da Receita (link no final do artigo)
  2. Selecione a opção “Meu Imposto de Renda”
  3. Selecione a opção “Consultar a Restituição”
  4. Informe sua data de nascimento e CPF
  5. Confira se a devolução continua em processamento, se existe alguma pendência (malha-fina), se você está na fila da restituição ou se o valor já foi liberado.

Veja também: PIX e RESTITUIÇÃO do IR 2023? Serão pagos hoje R$ 7,5 bilhões à 4.129.925 contribuintes

O que acontece se eu perder o saque da minha restituição?

O calendário de restituições do Imposto de Renda deste ano encerra em 29 de setembro, com o pagamento do quinto lote, e o quarto lote será pago 31 de agosto. Mas caso você perca o prazo para sacar a sua restituição, não se preocupe. A Receita Federal disponibiliza um serviço chamado “Pedido de Pagamento de Restituição não Resgatada”, que permite ao contribuinte solicitar o pagamento mesmo após o prazo estabelecido.

Para fazer o pedido, é necessário acessar o site da Receita Federal e preencher o formulário específico. Fornecer todas as informações solicitadas de forma correta e precisa é importante para evitar problemas ou atrasos no processo.

Após o envio do pedido, a Receita Federal realizará uma análise para verificar a veracidade das informações e, caso tudo esteja em conformidade, o pagamento será efetuado. Portanto, é válido ressaltar que o prazo para análise e pagamento pode variar, então é fundamental ter paciência e aguardar a resposta do órgão.

No entanto, é importante destacar que o ideal é não deixar chegar a esse ponto, então, fique atento aos prazos divulgados pela Receita Federal . Assim, caso você não possa comparecer pessoalmente para sacar a restituição, é possível autorizar um representante legal a fazer o saque em seu nome.

Veja também: Brasileiros poderão receber MAIS com o 3º lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; veja como consultar

Links úteis

Site da Receita Federal: http://www.gov.br/receitafederal