Confira 3 benefícios do Governo Federal que são POUCO conhecidos; surpreendente!

Existem benefícios que estão disponíveis para muitas pessoas, mas muita gente não conhece

O Governo Federal vem disponibilizado constantemente programas que auxiliem a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade financeira. Posteriormente, grande parte desses programas, como o Auxílio Brasil, não de conhecimento geral, mas ainda existem muitos que passam despercebidos. Atualmente, existem mais de 20 benefícios disponíveis para as pessoas que cumprem os requisitos estabelecidos.

Acontece que determinados programas ainda são desconhecidos por muitos. Até mesmo, por algumas pessoas que podem ter direito ao benefício. Isso acontece porque vários desses programas não passam por nenhuma fonte de divulgação, e muitas vezes, acabam atingindo um público mínimo. Dessa forma, é importante sempre se manter atento e por dentro das notícias do GF.

Benefícios do Governo Federal Que São Pouco Conhecidos
Auxílios que talvez você não conheça / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios que talvez você não conheça

Atualmente, dentre os benefícios disponíveis para a população, existem três que podem favorecer você ou alguma pessoa conhecida. Os programas do governo tentam levar diferentes auxílios ao máximo de pessoas possível, a fim de assegurá-las em situações de extrema pobreza. Assim sendo, conheça alguns benefícios que são pouco conhecidos, mas que podem agregar de alguma forma:

1. Programa Brasil Carinhoso

Esse programa é destinado para a educação infantil. Criado em 2012, o PBC visa em realizar transferências automáticas para contribuir com o cuidado mínimo geral de uma criança, como segurança alimentar. Além disso, o programa busca garantir o acesso e a permanência de toda e qualquer criança na educação. Trata-se de um auxílio em respeito aos direitos básicos. O programa assegura crianças de 0 a 48 meses.

2. ProJovem Adolescente

Com início em 2005, o ProJovem segue a mesma linha do PBC. No entanto, dessa vez, destinado para adolescentes. O auxílio visa disponibilizar recursos financeiros para jovens entre 15 e 17 anos. Entre as regras para receber o benefício, a mais importante, além da comprovação da vulnerabilidade financeira, é que os jovens de 15 anos tenham frequência mínima de 85% no ambiente escolas. Já para os de 16 e 17 anos, a frequência exigida é de 75%.

3. Telefone Popular

Criado em 2012 e também conhecido como Acesso Individual Classe Especial (AICE), o programa visa levar a comunicação para todas as pessoas. Através de uma mensalidade com tarifas extremamente reduzias, o objetivo é que as pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), possam realizar ligações fixas por um preço especial. Dada a assinatura, as pessoas que recebem o benefício podem realizar até 90 minutos em chamadas. Esse tempo é limitado mensalmente. Ou seja, não é possível ultrapassar os minutos. Entretanto, as ligações podem ser apenas locais.

Veja também: Brasileiros tem até HOJE para solicitar Auxílio de R$ 1.000 do Governo; saiba mais

Como realizar o cadastro

Antes de mais nada, como os programas são de âmbito social e estão destinados para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade financeira, é preciso que os indivíduos estejam cadastrados no Bolsa Família, atual Auxílio Brasil. Dessa forma, uma vez que cadastrados, é possível ir até a assistência social da cidade em questão e solicitar a extensão desses auxílios. Assim como é necessário apresentar documentação que comprove renda e as condições financeiras. Além disso, é indispensável os documentos de identificação e o número do NIS.

Em síntese, caso você não saiba qual é o número do seu NIS, é possível consultar de forma on-line, através do seu CPF. Para isso, basta acessar o site o site do GF (https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-dados-do-cadastro-unico-cadunico) e seguir o passo a passo. Caso não exista cadastro no Auxílio Brasil, da mesma forma, é possivel solicitar também na assistência social. Os documentos são os mesmos, e lá, os profissionais farão o cadastro do seu NIS.

Veja também: Aposentados e pensionistas do INSS poderão contar com o 14º salário este ano?