Em 2025, Detran determina como OBRIGATÓRIO novo exame para tirar CNH

O novo exame vale para categorias específicas de motoristas, que deverão ter novas aplicações na emissão da CNH.

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a passar por mudanças significativas que podem impactar milhões de motoristas em todo o Brasil. Agora, eles devem ficar ainda mais atentos.

Um projeto de lei em fase final de aprovação propõe a inclusão de novos procedimentos obrigatórios para validar o documento. A mudança quer aumentar a segurança no trânsito e adequar os processos às demandas atuais.

Caso seja sancionada, a nova legislação adicionará requisitos que vão além da avaliação física, com o objetivo de promover uma condução mais responsável e segura.

Os futuros motoristas devem ficar atentos, pois há novos exames para emissão da CNH.
Os futuros motoristas devem ficar atentos, pois há novos exames para emissão da CNH. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Detran vai exigir novos exames para emissão da CNH

As categorias de habilitação serão afetadas por diferentes exigências, de acordo com a proposta em análise. Atualmente, os motoristas passam apenas por exames básicos, como avaliação de visão e, em alguns casos, testes toxicológicos.

O projeto de lei 4111/23, no entanto, introduz a obrigatoriedade de exames adicionais que buscam avaliar tanto a aptidão física quanto mental dos condutores.

Saiba mais: IPVA 2025: veja quais veículos recebem isenção dos pagamentos!

Categorias A e B

Para motoristas das categorias A (motocicletas) e B (automóveis de passeio), o projeto prevê a inclusão do exame psicotécnico no processo de renovação da CNH. Este teste, já exigido na emissão da primeira via do documento, será obrigatório a cada renovação. Ele tem como objetivo avaliar as condições psicológicas do condutor, garantindo que ele esteja mentalmente apto para dirigir de forma segura.

Hoje, quem solicita a renovação da CNH dessas categorias precisa apenas realizar um exame de aptidão física, que inclui uma consulta oftalmológica para verificar a visão.

A proposta surge como uma resposta ao aumento de casos de comportamentos agressivos e violentos no trânsito, como destacado pelo relator do projeto, deputado Hugo Leal. Ele acredita que o exame psicológico pode ajudar a identificar condutores que representem riscos para a segurança nas vias.

Categorias C, D ou E

Por fim, para motoristas das categorias C (veículos de carga), D (veículos de transporte de passageiros) e E (veículos acoplados, como carretas), as exigências são ainda mais rigorosas. Atualmente, além do exame oftalmológico, esses condutores precisam realizar testes toxicológicos a cada dois anos e meio.

Esses exames verificam a presença de substâncias químicas no organismo que possam comprometer a capacidade de dirigir. Afinal, o número de acidentes e mortes devido ao uso de drogas ou medicamentos é crescente.

Embora o texto do projeto não detalhe mudanças específicas para essas categorias, é esperado que as novas exigências sejam aplicadas uniformemente.

Isso inclui a obrigatoriedade do exame psicotécnico, ampliando os critérios para revalidar a CNH e garantindo que os condutores dessas categorias atendam aos padrões de segurança. Com a possível inclusão de novos exames, a renovação da CNH passará a exigir maior atenção dos motoristas.

Veja mais: Brasileiros podem receber desconto de 28% no IPVA de 2025 e ainda NÃO sabem; pagamentos começam em breve