13º do INSS: saiba quem vai receber pagamento em cota única agora em novembro

INSS está com datas prontas para pagar o 13º salário.

O INSS contempla milhares de segurados durante todo o ano. São aposentados, pensionistas e diversas pessoas que recebem vários benefícios. Dessa maneira, existem alguns momentos bastante esperados por algumas pessoas. 

O final do ano é um deles. Isso porque junto ao salário, mais uma parcela chega para os segurados. O 13º já possui data para ser distribuído entre os brasileiros. Saiba mais a seguir. 

13º do INSS: saiba quem vai receber pagamento em cota única agora em novembro
Saiba mais sobre o 13º salário do INSS – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

13º do INSS

O mês de novembro trouxe uma boa notícia para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante este mês, o pagamento está previsto para ser realizado através de uma cota única. Assim, o valor será pago para milhões de pessoas. 

Atualmente, existem cerca de 36 milhões de pessoas que são atendidas pelo INSS. Porém, é importante lembrar que o 13º não é oferecido para todos. Na lista de pagamento estamos aposentados, quem recebe pensão por morte e auxílios (Reclusão, acidente e doença). 

Já aqueles que retiram o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebem. O mesmo ocorre com a Renda Mensal Vitalícia (RMV). 

É importante lembrar que desse total de pessoas, muitas já receberam o valor da gratificação natalina. Isso porque o governo realizou a antecipação das parcelas dos benefícios de junho e abril. 

Assim, o 13º salário do INSS deve ser pago sempre no segundo semestre. Serão necessariamente duas parcelas que equivalem à quantia de 50% cada uma. 

Para receber em novembro, entraram apenas as pessoas que começaram a receber o benefício em maio. Por esse motivo, elas terão acesso a uma cota única. Assim, o valor será depositado junto da parcela normal. 

Saiba mais: TODOS os segurados do INSS podem solicitar o adicional de 25% no pagamento mensal?

Calendário

É importante saber que o repasse será dividido em dias. Para conseguir organizar esse pagamento, o calendário foi dividido em duas partes. Primeiro recebem as pessoas que ganham um salário mínimo. 

Em seguida é pago para quem recebe mais de um salário mínimo. Assim, é necessário considerar o último dígito antes do traço. Ele que indicará o dia de recebimento. Veja abaixo todas as datas para repasse. 

Apenas um salário mínimo:

  • 24 de novembro: número com final 1;
  • 25 de novembro: número com final 2;
  • 28 de novembro: número com final 3;
  • 29 de novembro: número com final 4;
  • 30 de novembro: número com final 5;
  • 01 de dezembro: número com final 6;
  • 02 de dezembro: número com final 7;
  • 05 de dezembro: número com final 8;
  • 06 de dezembro: número com final 9;
  • 07 de dezembro: número com final 0;

Mais que um salário mínimo:

  • 01 de dezembro: número com final 1 ou 6;
  • 02 de dezembro: número com final 2 ou 7;
  • 05 de dezembro: número com final 3 ou 8;
  • 06 de dezembro: número com final 4 ou 9;
  • 07 de dezembro: número com final 5 ou 0.

Vale destacar que para o próximo ano, os brasileiro podem esperar um 13º salário maior. Isso porque, de acordo com o presidente eleito no dia 30 de outubro, Lula (PT), o salário mínimo irá aumentar. A expectativa é torná-lo mais alto do que a taxa de juros, proporcionando um aumento real para a população.

Dessa forma, o governo já está preparando um Orçamento novo para 2023. Porém, ele precisará passar pelo Congresso Nacional para realmente ser aceito. Essa é a única forma do salário mínimo ser modificado não só para o INSS, mas para os trabalhadores em geral.

Veja também: Novo empréstimo CONSIGNADO do INSS; saiba como contratar e evite fraudes