UAB oferta mais de 100 mil vagas em cursos de graduação e especialização

Ao todo, são 131.102 vagas em cursos de Graduação e Especialização. Veja mais.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecerá cerca de 131.102 vagas em cursos de Graduação e Especialização, voltadas, principalmente, para a formação de professores da Educação Básica. A habilitação das oportunidades foi feita por meio da chamada para articulação de cursos superiores na modalidade EaD, Edital nº 09/2022.

A apresentação das propostas veio por meio de Universidades e Institutos da rede pública de 26 Estados, além do Distrito Federal. São 369 cursos de licenciatura, como Pedagogia, Letras, Matemática e Educação Física; e, também, outras 220 especializações, entre as quais destacam-se: Gestão Escolar, Informática, Métodos e Técnicas de Ensino e Saúde na Educação.

Oferta vale para todos os Estados do Brasil. (Imagem: Divulgação).

Cursos de graduação e especialização

O cursos tem como meta auxiliar a Política Nacional de Formação de Professores. Sendo assim, a oferta vale para o preparo de profissionais que trabalham com a Educação Básica. Atualmente, cerca de 121 mil alunos estão matriculados em 967 polos distribuídos em 850 municípios brasileiros.

Sobretudo, destacam-se os cursos em Educação Especial e Inclusiva, Docente de Educação Profissional, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e especialização em Empreendedorismo e Inovação. Ademais, essa nova oferta deve ter inscrições abertas ainda este ano.

Veja também: Bolsonaro aprova lei que proporciona internet gratuita para alunos da rede pública; saiba mais 

Universidade Aberta do Brasil – UAB

A princípio, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Governo Federal que apoia Instituições Públicas de Ensino Superior a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação. Tudo isso através da modalidade de Educação a Distância (EaD).

Sendo assim, o programa deseja ampliar a oferta de cursos e programas de Educação Superior, com a prioridade de oferecer uma formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação. Além disso, oferece ainda uma formação continuada àqueles que já são graduados. Ou seja, estão inclusos cursos a todos os profissionais da Educação Básica, sejam eles dirigentes, gestores e outros profissionais da rede pública.

Em outras palavras, o programa deseja reduzir as desigualdades na oferta de Ensino Superior, por meio de um amplo sistema nacional de educação a distância. Entretanto, também há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, que ajudam a espalhar as metodologias educacionais que envolvem temas de todas as áreas da educação.

Nesse sentido, os participantes são expostos assuntos que envolvem tanto as relações étnico-raciais quanto as de gênero e orientação sexual; e, também, a assuntos da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino públicas e privadas do Brasil.

Veja também: App de pagamento rápido com saque em dólar? Usuários recebem por clique?