10 alimentos que jamais devem ser guardados na geladeira; lista vai te surpreender!

Se você quer usar sua geladeira de maneira mais racional e saudável, confira a lista de alimentos que devem ficar longe das baixas temperaturas

Que grande invenção foi o refrigerador. A geladeira veio nos ajudar a conservar alimentos por dias e até meses, quando guardados em freezers. O desperdício reduziu-se e a saúde das pessoas foi igualmente preservada.

Nada como chegar do mercado e imediatamente levar às prateleiras da geladeira todos os alimentos comprados. Todos? Todos, não! E a lista de alimentos que não devem ir para o refrigerador vai surpreendê-los.

Claro que ninguém vai colocar enlatados no refrigerador, nem produtos secos como as massas ou mesmo os produtos longa vida. Mas podemos ter a tentação de guardar na geladeira aquelas belas cebolas ou muitas frutas suculentas. Não faça isso! Você vai perdê-los.

No caso das frutas, por exemplo, elas poderão perder seu sabor e ficar ressecadas, perdendo seus sucos ricos em nutrientes. Outras nem chegarão a amadurecer e estarão perdidas.

Se você gosta de ver aquela gaveta para legumes sempre cheia, saiba que boa parte do que foi lá guardado vai ficar desidratada, vai amolecer e, infelizmente, apodrecer. Ou seja, um prejuízo para a economia da família e um triste desperdício de alimentos.

Se você quer usar sua geladeira de maneira mais racional e saudável, confira a lista de alimentos que devem ficar longe das baixas temperaturas.

Fique atento para não errar./Imagem: Agência Brasil/Rovena Rosa

Alimentos que não devem ir à geladeira

Anote:

  1. Café;
  2. Pão;
  3. Manjericão;
  4. Cebola;
  5. Banana;
  6. Tomate;
  7. Alho;
  8. Chocolate;
  9. Laranja;
  10. Manga;

Bem, se esses itens não podem ir para a geladeira, como, afinal, conservá-los?.

Veja também: Chocolate realmente dá Acne? Confira 4 mitos e dicas de como combater as espinhas!

Pois isso é bastante simples. Basta que eles sejam colocados em recintos distantes de umidade, distantes da luz solar direta e bastante arejados. Tudo o que estiver embalado (o pão de forma, por exemplo) deve ir para a segurança de um armário. O mesmo deve ser feito com o mel, que vai cristalizar de guardado na geladeira. A preocupação que se deve ter é observar a data de validade desses produtos. Portanto, fique alerta.

Estamos em pleno verão e muitas das laranjas, morangos e maçãs compradas na feira ou no supermercado podem virar uma refrescante salada de frutas. Nesse caso, nada contra deixá-las por apenas algum tempo no refrigerador. Caso queira conservá-las por um pouco mais de tempo, você poderá congelá-las e logo após transformá-las em sucos ou sorvetes.

Por isso, todas as medidas de conservação de alimentos são fundamentais para nos garantir qualidade, boa saúde e, sobretudo, combater o desperdício.

Veja também: Você sabe como são feitos os nuggets do McDonalds? Vídeo viraliza na web