Home / 10 Cursos Para Fazer em 2016

10 Cursos Para Fazer em 2016

Conheça os 10 cursos para fazer em 2016 – Cursos que o Pronatec oferece

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal que aumenta o número de vagas gratuitas para cursos profissionalizantes. As oportunidades educacionais contemplam diferentes áreas e estão presentes em todo o país.

Para oferecer cursos gratuitos de qualidade, o Pronatec 2016 trabalha em parceria com instituições públicas e privadas, como SENAI, SENAC, SENAR e SENAT. Os interessados na educação profissional e tecnológica podem se matricular na formação inicial e continuada (cursos de, em média, 160 horas) e no ensino técnico (a partir de 800 horas).

http://pronatec.pro.br

Cursos do Pronatec para fazer em 2016

Selecionamos 10 cursos gratuitos do Pronatec para fazer em 2016. Confira:

1. Técnico em Segurança do Trabalho

O curso de Técnico em segurança do trabalho se destaca como um dos cursos mais procurados do Pronatec. A habilitação prepara os alunos para elaborar projetos de prevenção de acidentes dentro das empresas. A grande procura está associada ao bom salário e a alta empregabilidade.

2. Técnico em Informática

O curso de técnico em Informática representa uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar na área de tecnologia da informação. Os alunos aprendem a realizar a manutenção de micros, desenvolver programas e configurar redes.

3. Técnico em Logística

Uma das formações técnicas mais procuradas do Pronatec é a do curso técnico em logística. O curso prepara os participantes para trabalhar em diferentes etapas do setor logístico, como armazenamento, distribuição e transporte.

4. Técnico em Enfermagem

O curso de técnico em enfermagem habilita profissionais para atuar na promoção, prevenção e recuperação nos processos de saúde. Ao longo das aulas, é possível aprender como aplicar injeção, administrar medicamentos, fazer curativos, entre outras atividades.

5. Auxiliar administrativo

Quem deseja se qualificar de forma rápida para o mercado de trabalho deve participar do curso técnico em auxiliar administrativo. A formação, de curta duração, capacita os participantes para atuar em processos administrativos das empresas, que envolvem RH, finanças, vendas, entre outras áreas.

6. Operador de computador

Diante da grande demanda de profissionais com conhecimentos de informática, o Pronatec tem criado muitas vagas para o curso de operador de computador. Os participantes da qualificação são capazes de instalar, configurar e reparar sistemas operacionais.

7. Auxiliar de recursos humanos

O curso desenvolve competências profissionais relacionadas aos processos administrativos de recursos humanos. Os alunos aprendem como realizar recrutamento, seleção e admissão de colaboradores.

8. Eletricista

O Pronatec também oferece um curso profissionalizante para eletricista. A formação apresenta conhecimentos básicos para trabalhar com serviços de rede de distribuição de energia elétrica, conforme os procedimentos técnicos e as normas de segurança.

9. Inglês básico

Muitas pessoas recorrem ao Pronatec para aprender um idioma, como é o caso do curso de inglês básico. Essa qualificação mostra como compreender e usar expressões cotidianas da língua.

10. Recepcionista

O curso de recepcionista é muito procurado pelas pessoas que desejam conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. Através dessa qualificação, é possível desenvolver competências para atender diferentes públicos, tanto de forma presencial como também através de telefone e internet. O curso mostra como oferecer um atendimento de qualidade, levando em consideração as necessidades dos clientes.

Se você tem interesse em um dos cursos gratuitos do Pronatec 2016, basta acessar o site pronatec.mec.gov.br e fazer a sua inscrição online.

O portal permite realizar uma pesquisa por vagas abertas, através do estado, município e escolaridade. Também existe a possibilidade de ir pessoalmente a uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e fazer a inscrição.

Quem tem interesse nos cursos técnicos do Pronatec deve ficar atento ao cronograma do Sisutec 2016. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvido pelo MEC, realiza o seu processo seletivo duas vezes ao ano, levando em consideração a nota obtida no Enem.