WhatsApp vai parar de funcionar em mais de 30 modelos de celulares: veja a lista

Se o seu celular está na lista dos afetados, considere uma atualização ou siga as dicas para manter o WhatsApp funcionando.

Se você é daqueles que se apegam aos seus dispositivos móveis e resistem em trocar por um modelo mais recente, é melhor prestar atenção. Uma notícia pode fazer você repensar essa decisão, especialmente se você é um usuário assíduo do WhatsApp. Vamos falar mais sobre o assunto na reportagem a seguir.

WhatsApp vai parar de funcionar em mais de 30 modelos de celulares: veja a lista
Se você é um usuário assíduo do WhatsApp e possui um dos modelos afetados, pode ser que em breve não consiga mais utilizá-lo. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Fim do WhatsApp nestes celulares

O popular aplicativo de mensagens, que se tornou uma ferramenta essencial para comunicação no dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo, anunciou que deixará de funcionar em 35 modelos de celulares a partir da próxima segunda-feira, dia 31. Isso mesmo, se você possui um desses modelos, pode ser que em breve não consiga mais enviar ou receber mensagens pelo app.

Veja também: 15 celulares que vão PERDER o acesso ao WhatsApp na próxima semana

Mas por que isso está acontecendo? A resposta está no avanço tecnológico. Com o desenvolvimento constante de novas funcionalidades e melhorias, alguns aparelhos mais antigos acabam não recebendo as atualizações necessárias para que o aplicativo continue funcionando de forma otimizada. E, por essa razão, as atividades do WhatsApp nesses dispositivos são interrompidas. Especialistas na área de tecnologia explicam que essa é uma prática comum, já que manter a compatibilidade com modelos muito antigos pode comprometer a performance do aplicativo em dispositivos mais novos.

Os modelos afetados são, em sua maioria, das marcas Samsung, LG e Huawei. No entanto, alguns aparelhos da Apple e da Sony também entrarão nessa lista. Se você possui um celular com sistema operacional anterior ao Android 4.1 ou iOS 12, é bom ficar atento.

Mas calma, nem tudo está perdido. Se você tem um desses aparelhos e não quer se desfazer dele tão cedo, existe uma maneira de continuar usando o WhatsApp. Basta desativar as atualizações automáticas do aplicativo. Dessa forma, o mensageiro permanecerá ativo no dispositivo até que ele mesmo solicite uma atualização. Além disso, é possível transferir todos os seus dados e informações do aparelho antigo para um novo. Existem diversos tutoriais disponíveis na internet que ensinam esse processo passo a passo.

E para quem pensa que o WhatsApp não é tão relevante assim, uma pesquisa recente pode fazer você mudar de ideia. O estudo Panorama de Vendas, desenvolvido pela RD Station com apoio da TOTVS e da Tallos, revelou que o aplicativo está presente em impressionantes 99% dos celulares dos brasileiros. O levantamento, que ouviu mais de 1.700 empresas de diferentes tamanhos e segmentos de todas as regiões do país, mostrou ainda que, em 86% dos casos, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para vendas.

Modelos que serão afetados

LG: Entre os modelos da LG estão o LG Enact, LG Lucid 2, LG Optimus F3, LG Optimus L2 II, LG Optimus L5 Dual, LG Optimus L7II, entre outros.

Samsung: Já na Samsung, os modelos incluem o Samsung Galaxy Ace 2, Samsung Galaxy Core, Samsung Galaxy S3 mini, Samsung Galaxy Trend Lite e Samsung Galaxy X cover 2.

Apple: No caso da Apple, os modelos são o iPhone 6S, iPhone 6S Plus e iPhone SE.

HUAWEI: Os modelos da Huawei são o Huawei Ascend D2, Huawei Ascend G740 e Huawei Ascend Mate.

Outras Marcas: Além dessas, outras marcas que terão o aplicativo paralisado incluem o Archos 53 Platinum, Faea F1THL W8, Lenovo A820, Sony Xperia M, Wiko Cink Five, Winko Darknight, ZTE Grand S Flex e ZTE V956 – UMI X2.

Se o seu aparelho está nessa lista, é uma boa hora para começar a pensar em uma atualização ou seguir as dicas mencionadas para continuar usando o WhatsApp. E, independentemente do modelo do seu celular, lembre-se sempre de manter seus aplicativos atualizados para garantir a segurança e o bom funcionamento deles.

Veja também: Cadeado individual em cada conversa do WhatsApp; aprenda a colocar!

WhatsApp vai permitir mais de uma conta nos aparelhos

Em breve, o mensageiro vai permitir que um aparelho celular tenha mais de uma conta do WhatsApp. Dessa forma, aqueles que utilizam seu número para trabalhar vão poder usar mais um número, separando o pessoal do profissional, por exemplo.

Na verdade, qualquer pessoa vai poder criar uma nova conta pelo motivo que lhe for mais útil. É importante destacar que, para fazer isso, é necessário ter um celular que comporta dois chips, pois é necessário ter um número para cada conta. Até o momento, a Meta apenas informou que a função deve ser liberada em breve.