WhatsApp tem LIXEIRA? Veja o que é preciso para acessá-la e RECUPERAR mensagens e fotos apagadas

Perdeu algum arquivo e quer recuperar? Veja como acessar a lixeira do mensageiro e recupere-os!

Por vezes, pode acontecer de sem querer deletarmos uma conversa ou uma mensagem importante no WhatsApp que acaba levando todos os arquivos para a lixeira. A princípio, pode parecer que tudo está perdido, mas na verdade há uma forma de recuperar todos esses itens, que é revirando a lixeira e restaurando alguns deles.

Dessa forma, caso você esteja preocupado com algum item que pode ter perdido, continue acompanhando o texto a seguir para saber um pouco mais sobre como recuperar seus arquivos que estiverem no lixo do mensageiro.

Você sabia que o WhatsApp também tem lixeira? Veja como acessá-la para recuperar arquivos!
Você sabia que o WhatsApp também tem lixeira? Veja como acessá-la para recuperar arquivos! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, onde fica a lixeira do mensageiro?

Em suma, quando deletamos algum item do computador, normalmente ele vai direto para a lixeira antes de ser permanentemente deletado ou então recuperado, caso o usuário se arrependa. No caso de alguns apps, como o WhatsApp, o sistema funciona de uma forma ligeiramente diferente.

Na prática, há um backup que hospeda todos os arquivos que foram deletados e que, quando acessado, pode recuperar alguns desses itens. Dessa forma, uma vez que esse recurso está ativado, ele cria uma cópia com tudo o que está no seu perfil da plataforma, como as fotos, os áudios, os vídeos, etc. Todos esses dados são salvos no armazenamento do seu aparelho, mas também ficam disponíveis no app.

É justamente por essa razão que, na teoria, a lixeira do WhatsApp seria esse backup, já que ele contém todos os itens que podem ter sido perdidos. O importante é que o recurso realmente esteja ativado, senão não será possível ter acesso aos itens que você deletou nas mensagens.

Veja também: WhatsApp: guia SECRETO para escutar áudios no app de forma invisível

Como acessar a lixeira do WhatsApp?

Em síntese, não existe uma função específica para essa lixeira, o backup por si só já funciona muito bem para a função de recuperação dos itens. Dessa forma, se você tem medo de perder permanentemente alguns itens que compartilha com outras pessoas, é importante que ative a função, caso ela ainda não esteja ligada.

Geralmente, ele se conecta com sua conta do Google ou do iOS, salvando as cópias supracitadas diretamente na nuvem. Inclusive, você pode decidir se quer salvar todas essas informações periodicamente: todos os dias, uma vez por semana, uma vez no mês e por aí vai. Para ativar a função, faça o seguinte:

  • Abra seu mensageiro;
  • Clique nos três pontinhos e então vá em “Configurações”;
  • Em seguida, clique em “Conversas”;
  • Toque, agora, em “Backup de conversas”;
  • Escolha, neste momento, a opção “Fazer backup”.

Você vai precisar escolher uma conta vinculada ao seu celular para salvar essas informações, então vai depender se você tem um Android ou um iPhone. O processo geralmente é feito de madrugada, de forma que o usuário não seja prejudicado, dependendo da periodicidade. Depois que fizer isso, você consegue recuperar os arquivos até mesmo se passar sua conta para outro aparelho.

Veja também: WhatsApp querendo DESTRUIR o Telegram? Conheça a nova função do app e SURPREENDA-SE