WhatsApp lança NOVIDADE: conheça o RECURSO inédito

Milhares de usuários em todo o mundo serão beneficiados com o novo recurso trazido pela Meta. Veja do que se trata.

Há pouco tempo o WhatsApp anunciou que será possível se conectar ao mensageiro utilizando um servidor proxy. Na prática, isso quer dizer que, mesmo durante bloqueios ou interrupções de acesso à Internet, os usuários vão poder manter o acesso ao app. O anúncio vem após um acontecimento no Irã, no ano passado, que gerou protestos no país. A ideia, de acordo com o anúncio feito pela Meta, é de que esses servidores sejam feitos por voluntários. Ou ainda, por organizações focadas em liberdade de comunicação em todo o mundo.

Ainda de acordo com a Meta, a criptografia de ponta-a-ponta permanecerá mesmo durante esse tipo de conexão. Ou seja, o acesso ao WhatsApp via servidor proxy vai continuar seguro. Além disso, a novidade também é útil em casos de apagão e/ou queda nos sistemas das operadoras de celular. Quer saber o que significa o novo recurso e como é possível usá-lo? Então, leia as matérias a seguir e fique por dentro do assunto.

Lançamento promete viabilizar o uso em todo mundo. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

O que é servidor proxy? Como o WhatsApp irá desfrutar disso?

Em síntese, os servidores proxy são “intermediários” que conseguem conectar você à Internet de maneira segura. Eles podem ser configurados de diversas maneiras para diferentes finalidades como, por exemplo:

  • Ampliar a segurança de um endereço de IP (tornando-o anônimo, por exemplo);
  • Bloquear sites específicos; e
  • Limitar o acesso da rede a endereços.

Além disso, no caso específico do WhatsApp, a intenção com os proxys seria principalmente “burlar” eventuais interrupções de acesso, para manter a conexão ao aplicativo mesmo durante bloqueios.

No seu anúncio, a Meta ressaltou a utilidade do recurso em situações em que direitos humanos sejam impactados – como em bloqueios feitos durante guerras ou outros conflitos que envolvam ciberataques e controle de acesso. É o caso, por exemplo, dos bloqueios de acesso à Internet e às redes sociais, ocorridos no Irã durante a alta de protestos no país, em 2022. No entanto, a novidade pode ser útil também para momentos como em que há queda no funcionamento das operadoras ou ainda em apagões.

Veja mais: WhatsApp vai permitir o envio de mensagens mesmo SEM ter internet? Confira o novo recurso do app!  

Como configurar um servidor proxy em seu celular?

Antes de mais nada, é preciso destacar que é possível configurar um Proxy no seu celular de diferentes maneiras. No iPhone (iOS) ou no Android, é só seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse as configurações do WhatsApp (no Android, basta tocar nos três pontinhos no topo da tela) e selecione “Armazenamento e dados”. É importante que o seu app esteja atualizado;
  2. Em seguida, com a opção aberta, toque sobre “Servidor proxy”, na área “Rede”;
  3. Então, habilite a opção tocando sobre a chave ao lado de “Usar servidor proxy”;
  4. Por fim, é só digitar o endereço do servidor que você pretende usar e confirmar a ação tocando em “Salvar”.

O WhatsApp, por sua vez, disse que “fará qualquer coisa” dentro de sua capacidade técnica para manter o serviço acessível e não bloquear números de telefone iranianos.

Veja mais: Saiba como ativar o modo SECRETO do WhatsApp