WhatsApp foi alvo de um VAZAMENTO DE DADOS: 8 milhões de números foram afetados, confira

Aplicativo de troca de mensagens foi alvo de vazamento de dados em todo o mundo. Números de contas atingidas ultrapassam 400 milhões.

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens da Meta. A empresa também é dona de redes sociais famosas como o Facebook e o Instagram. Assim, milhões de usuários no mundo todo utilizam o mensageiro. Além da troca de imagens de texto, é possível trocar fotos e vídeos, gifs, figurinhas e realizar chamadas de vídeo de voz. 

Tais funcionalidades tornam o aplicativo atrativo para pessoas de todas as idades. Mas, no quesito segurança, o WhatsApp ainda precisa implementar algumas melhorias. Embora a rede social tenha investido mais no setor, ainda existem falhas. Isso possibilitou um ataque hacker, com vazamento de dados de quase 500 mil pessoas. 

Continue lendo esta matéria para entender como o vazamento aconteceu. 

VAZAMENTO-DE-DADOS

O WhatsApp foi alvo de um ataque de hackers em todo mundo, atingindo cerca de 500 mil pessoas, de acordo com relatório de segurança – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Vazamento no WhatsApp afeta usuários de todo o mundo 

Antes de mais nada é importante dizer que o problema não atingiu, apenas, usuários brasileiros e sim pessoas de todo o mundo. Como já dito, estima-se que 487 mil pessoas foram prejudicadas com o vazamento de dados. Acontece que os golpistas  anunciaram as vendas dessas informações em um grupo de hacking. Assim, 84 países foram afetados e o Brasil configura na lista de um dos principais locais com mais número de vítimas. Veja quais os países mais afetados abaixo: 

  • Egito: 45 milhões de pessoas;
  • Estados Unidos: 32 milhões de usuários; 
  • Arábia Saudita: 29 milhões de contas;
  • Na França, foram 11 milhões;
  • A Turquia também foi afetada com 11 milhões de contas vazadas;
  • No Reino Unido o número foi de 10 milhões;
  • Na Rússia, tiveram 8 milhões de contas afetadas;
  • No Brasil também houveram 8 milhões de contas vazadas;
  • Por fim, a Itália termina a lista de mais países mais afetados, com 5 milhões de contas hackeadas. 

O levantamento foi feito pela equipe de segurança do próprio WhatsApp, que pensa em medidas para diminuir os impactos do vazamento. Ainda não há detalhes de como os hackers tiveram acesso a tais informações. Estima-se, no entanto, que foi pelo processo de web scraping. A técnica é conhecida pelo garimpo de informações da internet, onde criminosos extraem dados importantes de determinados sites. Assim, as informações podem ser analisadas e vendidas. 

De acordo com especialistas em cibersegurança, não há motivos para preocupação. Os dados serão vendidos para marketing ou até mesmo para criminosos que pretendem realizar golpes. Então, pode ser que ocorra uma tentativa de fraudes em massa. Portanto, toda atenção é necessária. O recomendado é que usuários desconfiem de mensagens estranhas. 

Veja também: Pagamento do 13º salário INCLUI vale-refeição e vale-transporte? Conheça seus DIREITOS!

Como saber se o meu número vazou

Sendo direto, não há como saber qual conta do WhatsApp vazou. O recomendado, então, é prestar atenção nos golpes. Em primeiro lugar, usuários devem desconfiar de mensagens estranhas, pedindo dinheiro, por exemplo.

É importante não clicar em links, principalmente se enviados de um contato que não está salvo na agenda da pessoa. Evitar fazer o download de programas estranhos também é importante. Por fim, a última dica é desconfiar de promoções ou ofertas com condições especiais. 

Veja também: O que está acontecendo com o BITCOIN? Ainda vale a pena investir nesta criptomoeda?