WhatsApp deixará de ser GRATUITO? Entenda o que pode acontecer com o app!

Mudanças na política da Meta podem fazer com que o mensageiro passe a ser pago. A ideia é fornecer planos de assinatura para empresas

O Whatsapp é um aplicativo de mensagens usado por milhões de pessoas ao redor do mundo. Inicialmente, era possível trocar apenas mensagens de textos, mas com o tempo a ferramenta foi evoluindo. Agora, a plataforma permite que as pessoas troquem mídias como fotos e vídeos, figurinhas e gifs. Além disso, existe a possibilidade de realizar chamadas de vídeo e voz. Por fim, também é possível enviar dinheiro com o mensageiro. 

Todos os recursos do Whatsapp são gratuitos. Basta a pessoa instalar o aplicativo em seu dispositivo, ter acesso a internet e possuir um chip com número de celular. Porém, uma mudança na política da Meta, empresa dona do aplicativo, pode fazer com que ele se torne pago. Na realidade essa é uma tendência de outras redes sociais, como o Twitter, por exemplo, que anunciou o Blue Space.    

Continue lendo esta matéria para saber como funcionará o Whatsapp pago.

pago
O WhatsApp pode passar a oferecer planos de assinaturas pagos para usuários da versão empresarial do aplicativo de mensagens – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Whatsapp poderá cobrar taxas para uso 

Antes de mais nada é importante deixar claro que existem duas modalidades de uso do mensageiro. Além da versão tradicional, que é utilizada pelo público, existe a versão comercial, utilizada por empresas. O Whatsapp Business oferece recursos diferentes para empreendedores. É possível, por exemplo, conectar a conta em mais de um dispositivo. 

Dessa forma, por ora, a Meta não pretende cobrar pelo uso do Whatsapp original. Na verdade, a mudança irá valer para a versão corporativa do aplicativo. Ainda não se tem muitos detalhes, mas se estima que a empresa disponibiliza planos de assinaturas premium e gratuitas. Naturalmente, a versão paga possui mais recursos. 

Ainda não houve um anúncio explicando se a Meta criará novos recursos para o Whatsapp Business. Ou se os recursos da versão corporativa irão passar a ser pagos. Como já dito antes, a mudança na política de cobrança segue uma tendência de outras redes sociais. Após a aquisição do Twitter pelo magnata Elon Musk, a rede do passarinho anunciou que vai lançar um plano de assinatura pago para seus usuários.  

Em relação ao Whatsapp, a medida acontece após a Meta não cumprir com suas expectativas com o Metaverso. A empresa de Mark Zuckerberg criou um espaço dentro do ambiente digital, em que usuários poderiam entrar através de óculos de realidade virtual. A novidade era a grande promessa de Mark para a tecnologia. Contudo, a gigante não bateu suas metas de faturamento. Embora esteja lucrando, não foi como o projetado pelo dono do Facebook. 

Veja também: Pagamento do 13º salário INCLUI vale-refeição e vale-transporte? Conheça seus DIREITOS!

Aplicativo de mensagens lança novidades em 2022

O Whatsapp lançou várias novidades no ano de 2022. Recentemente, o mensageiro disponibilizou para todos os usuários a opção de retirar o aviso de online. Já havia uma promessa dessa atualização há anos. Inicialmente, ela  ficou disponível para poucos usuários em agosto. Mas, agora já passou a fase dos testes. 

Outra novidade é a possibilidade da criação de grupos com mais de mil pessoas, pela ferramenta Comunidades. A funcionalidade ainda não foi liberada no Brasil por conta de um acordo entre o Whatsapp e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A finalidade do combinado é impedir a disseminação de fake-news em ano de eleições. 

Veja também: O que está acontecendo com o BITCOIN? Ainda vale a pena investir nesta criptomoeda?