WhatsApp Beta: como se tornar um ‘TESTADOR’ OFICIAL do app mensageiro

Ao se tornar um beta tester, você está ajudando a moldar um dos aplicativos de mensagens mais populares em todo o mundo

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, está constantemente em busca de melhorias e inovações para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos seus usuários.

Uma parte fundamental desse processo de desenvolvimento é o programa de testadores beta, que permite que os usuários tenham acesso antecipado às versões mais recentes do aplicativo e auxiliem a identificar e corrigir problemas antes que eles cheguem ao público em geral.

Se o programa beta estiver com vagas disponíveis, você receberá uma mensagem de confirmação em sua conta do Google. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Programa de testadores

Uma das maiores vantagens de adotar o WhatsApp Beta é a chance de testar recursos em primeira mão. Isso significa que você pode experimentar chamadas de vídeo com maior qualidade, aderir a grupos maiores, acessar funções de privacidade aprimoradas e explorar uma variedade de adições e melhorias de interface antes de qualquer outra pessoa. Essa experiência privilegiada permite que os usuários contribuam com feedback valioso, relatando problemas e sugerindo melhorias, ajudando a equipe a aperfeiçoar a plataforma antes de lançá-la para todos.

No entanto, deve-se observar que ele também pode apresentar alguns inconvenientes. Por ser uma versão em teste, ela pode ser menos estável e conter bugs ocasionais. Isso é uma parte natural do processo de desenvolvimento de software e é por isso que o WhatsApp Beta é voltado para aqueles que estão dispostos a enfrentar esses desafios em troca de uma visão antecipada do futuro da comunicação digital.

Veja também: O que é um CANAL de WhatsApp? Vale a pena entrar? Entenda a nova função!

Como começar?

Como se Tornar um Testador Oficial do WhatsApp Beta:

  1. Acesse a Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp&hl=pt_BR&gl=US) ou a App Store (https://apps.apple.com/br/app/whatsapp-messenger/id310633997): Primeiro, você deve garantir que está usando a versão mais recente do WhatsApp em seu dispositivo.
  2. Procure o WhatsApp Beta: Na loja de aplicativos, procure por “WhatsApp Beta”. Certifique-se de que está instalando o aplicativo oficial desenvolvido pelo WhatsApp Inc.
  3. Inscreva-se no programa: Após encontrá-lo, você verá a opção de se inscrever no programa de teste. Clique em “Participar do Teste” (no Android) ou “Participar” (no iOS). Isso pode exigir que você faça login na sua conta do Google ou da Apple.
  4. Espere a confirmação: Após se inscrever no programa beta, aguarde até que sua inscrição seja confirmada. Isso pode levar algum tempo, pois a empresa tem um número limitado de vagas para testadores beta.
  5. Baixe a versão beta: Assim que sua inscrição for aprovada, você receberá uma atualização do WhatsApp Beta por meio da loja de aplicativos. Basta fazer o download dessa versão para começar a testar as novas funcionalidades.
  6. Forneça feedback: Agora que você faz parte do programa beta, é importante fornecer feedback à equipe sempre que encontrar bugs ou tiver sugestões para melhorias. Isso ajuda a empresa a aprimorar o aplicativo.

Lembrando que, por ser uma versão de teste, o WhatsApp Beta pode ser menos estável do que a versão pública regular. Portanto, esteja preparado para encontrar bugs ocasionais. Se você prefere uma experiência de usuário estável e livre de problemas, pode ser melhor esperar pelas atualizações públicas regulares do aplicativo. No entanto, a oportunidade de experimentar as últimas funcionalidades antes de todo mundo é uma recompensa que muitos entusiastas de tecnologia e usuários ávidos consideram valiosa.

Veja também: WhatsApp querendo DESTRUIR o Telegram? Conheça a nova função do app e SURPREENDA-SE

Canais do WhatsApp: conheça a mais nova atualização do mensageiro

Aqueles que estão ligados nas últimas novidades das redes sociais com certeza já ouviram falar na atualização mais recente do WhatsApp. De forma mais clara, essa atualização liberou uma função chamada de “Canais”, mas muitos ainda não sabem como a ferramenta funciona.

Sem muita enrolação, basicamente, os canais funcionam como uma espécie de “grupos”, porém, o objetivo não é apenas trocar mensagens de conversas. De forma mais clara, o foco está em garantir que o dono do canal envie conteúdos específicos, como por exemplo, aqueles que entrarem em canais sobre filmes, poderão ver resenhas em primeira mão, assim como esportes, entre coisas do tipo.

Para entrar em um canal do WhatsApp, é preciso apenas começar a seguir aquele que os usuários mais tem interesse. Ainda é possível criar um canal próprio diretamente nas configurações do mensageiro. O WhatsApp ainda confirmou que em breve liberará filtros específicos de indicação de canais por país.