Estes SINAIS mostram que você tem DEPENDÊNCIA emocional do seu parceiro; saiba como se livrar disso

Dependência emocional é algo que pode acabar com a individualidade de alguém. Entenda.

Você já sentiu que seu relacionamento não estava indo bem, que vocês estavam se machucando, mas que, mesmo assim, não conseguiam sair da relação? Todos esses sinais podem indicar que alguém (ou ambos) está sofrendo com a dependência emocional. Felizmente, reconhecer esses sinais é o primeiro passo para se libertar.

Caso você esteja suspeitando que está passando por essa situação, continue acompanhando a matéria a seguir e veja quais indícios podem indicar que você realmente está sofrendo com esse problema dentro do namoro.

Sair de uma relação na qual existe dependência emocional por parte de um dos parceiros pode ser difícil. Entenda.
Sair de uma relação na qual existe dependência emocional por parte de um dos parceiros pode ser difícil. Entenda. / Foto: divulgação

Sinais de que você está sofrendo com dependência emocional

A princípio, a dependência emocional é algo que pode ocorrer por diversos fatores. Felizmente, se livrar desse problema pode ser difícil, mas não impossível. O primeiro passo é reconhecer que ele acontece.

Outro ponto importante é identificar por quais motivos você se sente dessa forma e, a partir disso, buscar ajuda psicológica e apoio dos amigos e família. Veja abaixo alguns indícios de que você realmente está passando por esse problema.

Medo de ser substituído

Primeiramente, um dos maiores medos da pessoa que sofre com dependência emocional é, em algum momento, ser substituída por alguém que ela julga ser melhor, mais bonita, mais interessante, etc.

Entretanto, trata-se de um medo infundado, especialmente se a outra pessoa nunca deu a entender que isso poderia acontecer. É como se fosse uma voz na cabeça que dissesse que isso pode ocorrer a qualquer momento.

Não consegue sair da relação

Outro sinal é quando, mesmo dentro de uma relação abusiva, em que se observa diversas atitudes erradas por parte do parceiro, a pessoa não consegue terminar, pois sente que não tem capacidade para seguir sozinha.

Normalmente, isso é um traço de que o abusador já conseguiu fazer o terrorismo psicológico que queria, diminuindo aos poucos a autoconfiança da vítima para que ela não o deixe.

Veja também: Descubra como será o mês de setembro para o seu SIGNO: previsões sobre amor e dinheiro!

Você afasta quem quer atrair

Em seguida, a pessoa que sofre com a dependência emocional pode até tentar atrair o parceiro para mais perto, pois sente a necessidade de ficar com ele o tempo todo, mas acaba afastando, ao invés disso.

Isso acontece porque ela pode acabar sufocando o outro, fazendo com que ele se sinta desconfortável. Com isso, o romance vai ficando cada vez mais frio e a pessoa que sofre com esse problema fica ainda mais desconfiada.

Terminou, mas não supera o fim

Por fim, uma pessoa que está passando por um episódio de dependência emocional pode até conseguir terminar o relacionamento (ou pode ser deixada pelo parceiro), mas ainda não consegue superar.

Normalmente, ela stalkeia as redes sociais, envia mensagens, tenta contato a todo custo e, na pior das hipóteses, fica indo atrás do ex o tempo todo. Trata-se de um comportamento tóxico que precisa ser superado.

Veja também: O amor está CHEGANDO: estes 4 signos serão surpreendidos com um novo relacionamento