Você pode ter dinheiro do FGTS INATIVO pronto para resgate! Veja como solicitar o que é seu
Entenda como funciona o FGTS inativo e saiba como muitos brasileiros podem resgatar esses valores!
Todos os brasileiros que já passaram pelo mercado de trabalho formal sabem que existem diferentes tipos de benefícios trabalhistas. Muitos deles ajudam a garantir um rendimento interessante em um momento de maior dificuldade.
E um deles é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que é popularmente conhecido como um auxílio em momentos de demissão. Contudo, existem diferentes modalidades e também há o fundo inativo, que poucas pessoas sabem como usar. Entenda exatamente o que é isso e como funciona a solicitação.

O que é FGTS Inativo
Antes de mais nada, é importante lembrar que existem várias modalidades deste tipo de benefício. E o que muitas pessoas não sabem é como funciona o próprio FGTS.
Esse fundo foi criado para garantir uma forma de “proteção” para os trabalhadores demitidos sem justa causa. Todos os meses o empregador de quem atua com carteira assinada precisa depositar 8% do salário do funcionário no fundo que fica sempre ligado ao contrato de trabalho.
O FGTS inativo nada mais é do que a conta que fica “parada” depois que um contrato é rompido. Ou seja, quem é demitido de um trabalho em que atuou por 10 anos, por exemplo, vai ter o equivalente a esse valor disponível na conta.
A grande diferença da conta ativa para a inativa é justamente o fato de que as últimas são de empregos antigos: a conta sobre o trabalho atual é a chamada ativa.
Veja também: Quanto eu devo receber MENSALMENTE do FGTS? Tire suas dúvidas
Como saber se há FGTS inativo?
O primeiro ponto é lembrar que o Fundo de Garantia funciona para quem já atuou formalmente, a partir do regime CLT.
Depois de uma demissão ou desligamento de qualquer tipo, a conta do fundo segue associada ao trabalhador. Ou seja, o valor que foi depositado enquanto o trabalhador atuava não se perde simplesmente.
Quem pode sacar o FGTS inativo
Outro ponto importante é que não são todas as pessoas que podem simplesmente sacar esse valor integral depois de sair de um emprego. Existem algumas condições e pré-requisitos para fazer o saque do FGTS inativo.
Quem pode obter esses valores são pessoas na condição de:
- Demitidos sem justa causa;
- Aposentados que querem sacar os valores;
- Em alguns casos, é possível usar na compra da casa própria;
- Em algumas situações de calamidade pública reconhecidas pelo município, estado ou União;
- Em outros casos que podem estar previstos por lei.
Como consultar e fazer o saque do FGTS inativo
Por fim, quem ainda não sabe se possui algum tipo de valor disponível deve ficar ligado. É possível fazer a consulta dos fundos – ativos e inativos – a qualquer momento usando o aplicativo oficial.
Para fazer a consulta do saque do FGTS inativo é só baixar o app (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US) e entrar usando os seus dados.
Depois disso, confira os extratos e saldos nas suas contas de todos os tipos. Para sacar é necessário estar dentro de uma das condições listadas anteriormente: nesse caso é só solicitar o saque normalmente.
Veja também: Aniversariantes de setembro já podem ter acesso a SAQUE ESPECIAL do FGTS; saiba mais