Você não vai ACREDITAR! Eles são iguais, mas a ilusão de ótica te engana

Imagem revela uma das falhas do cérebro humano ao mostrar cores “erradas” para os internautas.

A ilusão de ótica nada mais é do que uma armadilha para o cérebro humano. Ela faz com que você ou qualquer outra pessoa acredite que está observando uma coisa quando, na verdade, é outra. Um belo exemplo está na imagem apresentada neste texto. Você realmente não vai acreditar, mas tanto o cachorro quanto o gato têm a mesma cor.

Você se engana com este teste? Imagem: Divulgação

Ilusão de ótica usa assimilação de cores para enganar a mente

É fácil dizer que as imagens de cachorro estão em um tom de cor rosa, enquanto o gato aparece na coloração roxa, certo? No entanto, a verdade é que os dois desenhos são da mesma cor, mas uma ilusão de ótica clássica faz com que seu cérebro interprete cada uma delas como diferente.

O efeito da assimilação de cores é o responsável pela ilusão de ótica. Se você olhar com atenção, perceberá que as listras não são de cor uniforme. Sempre que a linha passa por cima de algum dos animais desenhados ela muda de cor. Repare que a o cachorro sempre é sobreposto por linhas amarelas enquanto o gato fica atrás de linhas azuis.

Esse efeito faz com que você enxergue cada animal de uma cor diferente, mesmo que eles sejam idênticos. A cor original de cada um está em um tom que fica entre o rosa e o roxo, sendo que isso também é fundamental para conseguir o efeito de ilusão de ótica.

É possível anular uma ilusão de ótica? Qual é o truque para isso?

Ao se deparar com um desafio de ilusão de ótica como esse, é comum que a pessoa se pergunte como ela pode fazer para não ter a mente enganada de um jeito tão fácil. Será que dá para observar a imagem de alguma maneira que seja possível olhar para o cão e para o gato na cor original?

Para isso seria necessário remover todas as listras que sobrepõem a imagem. Só assim as pessoas poderiam enxergar cada elemento em sua verdadeira cor. Do contrário, o cérebro sempre vai comparar os tons e fazer uma assimilação automática.

Uma boa ilusão de ótica é permanente e não pode ser simplesmente burlada. O grande desafio está em entender que o cérebro humano, mesmo sendo tão perfeito, também apresenta falhas. Testes como esse evidenciam que, de fato, nem tudo o que parece ser realmente é.

Se você gostou dessas informações e também se surpreendeu com essa imagem, aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares. Veja se eles vão acreditar que os animais têm cores diferentes no desenho.