VITÓRIA do Bolsa Família HOJE (30): brasileiros estão festejando a notícia
Saiba qual é a situação do Bolsa Família e porque muitas pessoas estão comemorando uma novidade!
Até o ano passado milhões de brasileiros estavam contando com pagamentos mensais através do Auxílio Brasil. Contudo, assim que assumiu a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a volta do clássico Bolsa Família.
Além da retomada do nome, o programa trouxe de volta um investimento mais alto e um olhar mais “cuidadoso” por parte da administração pública. É isso que os próprios usuários estão vendo mês a mês através dos pagamentos dos adicionais que estão caindo nas contas. Por isso, confira todos os detalhes sobre mais essa reformulação no programa.

Nova forma de ingresso no Bolsa Família
Antes de mais nada, vamos falar de uma novidade que é bem pontual e acabou de ser confirmada.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) editou uma nova regra para ingressar no Bolsa Família.
Essa nova ação toca especificamente no número de famílias unipessoais no programa. Ou seja, haverá agora uma limitação.
A portaria 911 foi publicada em agosto. Agora os municípios poderão ter no máximo 16% das famílias unipessoais na sua folha de pagamento. E a nova regra já começa a valer no dia 1º de setembro, ou seja, a partir desta semana.
Veja também: Governo emite COMUNICADO e toma decisão sobre beneficiários do Bolsa Família com carteira assinada
Por que as pessoas estão comemorando isso?
De acordo com especialistas, esses novos critérios são pensados a partir da Pnad do próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ou seja, limitar o número não quer dizer que famílias unipessoais vão ficar de forma do Bolsa Família. O objetivo é outro: evitar fraudes e a propagação de pagamentos de forma errada.
Como se sabe, ainda está em investigação o grande número de beneficiários que começaram a entrar no programa como família unipessoal. A suspeita é que isso tenha acontecido de forma irregular, com mais de uma pessoa da mesma família recebendo assim.
Uma das principais regras do programa, porém, é que pode ser feito o pagamento de apenas um benefício por família.
Ou seja, essa é uma notícia para se comemorar porque com menos fraudes, mais espaço vai sobrar no orçamento do programa para famílias que estão na fila de espera entrar.
Novo pagamento do Bolsa Família
Por fim, é claro que outro motivo de comemoração é o pagamento de agosto do Bolsa Família que cai na conta de milhares de famílias neste dia 30 de agosto.
Todos os beneficiários com o final do NIS 9 poderão receber os valores nesta quarta-feira. É importante lembrar que o calendário de agosto ainda não acabou: depois são feitos os depósitos para os beneficiários com final do NIS 0 – no dia 31 de agosto.
Sempre lembrando que os pagamentos estão acontecendo com todos os adicionais além do adicional do Vale-Gás que está sendo pago em agosto. Ou seja, quem tem direito ao benefício para comprar botijão de gás de 13kg a cada dois meses também está recebendo neste mês.
Veja também: Pagamento ANTECIPADO do Bolsa Família pega brasileiros de surpresa e você pode ser um deles!