VITÓRIA decretada para os brasileiros: INSS anuncia antecipação da aposentadoria HOJE (06)

Se você tem vontade de se aposentar, saiba que pode estar a um passo de conseguir. Veja como!

No Brasil, muitas pessoas sonham com o momento em que poderão finalmente se aposentar. Entretanto, muitas vezes acabam encontrando empecilhos, como a demora das filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Felizmente, a autarquia está prestes a conceder a antecipação do benefício sob algumas exigências.

Se você faz parte das pessoas que quer se aposentar, a hora é agora. Para saber como isso vai funcionar, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todas as dicas que trouxemos para você!

Quer antecipar sua aposentadoria? Veja como fazer isso sem precisar sequer sair de casa!
Quer antecipar sua aposentadoria? Veja como fazer isso sem precisar sequer sair de casa! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS permite antecipação da aposentadoria?

A princípio, a aposentadoria pelo INSS pode chegar muito mais cedo ao seguir alguns passos simples. Uma das grades vontades de boa parte dos cidadãos é finalmente conseguir ter acesso à aposentadoria, como dito anteriormente, o que acaba ficando em segundo plano devido às turbulências da concessão.

A saber, durante o tempo de serviço que os brasileiros prestam, eles ficam incumbidos de lidar com a responsabilidade de dar a entrada nos benefícios do INSS. O que poucos sabem, entretanto, é que o sistema já possui aptidão para que as solicitações sejam feitas de maneira online. O processo é bastante simples e não leva mais do que poucos minutos.

Veja também: Lei já está em vigor e serviço IMPORTANTÍSSIMO do INSS é alterado: confira HOJE (05)

Passo a passo para conseguir a liberação

Ademais, para solicitar o benefício do INSS de forma online, só é necessário ter registro no Gov.br, que é a plataforma oficial do Governo Federal. Além disso, a pessoa precisa estar na qualidade de segurada, que ocorre quando se contribui com a Previdência Social. Dependendo da modalidade, esse tempo pode ser maior ou menor.

Se você estiver dentro dessas exigências, é só seguir alguns passos simples na hora da solicitação do benefício:

  • Primeiramente, acesse o site do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) e entre com a sua conta do Gov.br;
  • Agora, você deve informar qual seu CPF e também sua senha de acesso;
  • Logo na primeira página, você vai se deparar com um campo de pesquisa, onde vai precisar escrever o nome do benefício que quer solicitar. No caso, digite “Aposentadoria”;
  • Clique sobre o benefício escolhido, que vai ser alguma das modalidades de aposentadoria;
  • Neste momento, o sistema vai te informar sobre quais requisitos são necessários para receber o auxílio que você escolheu, visto que todos eles possuem regras diferentes;
  • Então, você deverá informar todos os dados solicitados e, claro, anexar os documentos. Lembre-se de separá-los e já deixe tudo no jeito para não precisar correr com a solicitação;
  • Depois de fazer isso, basta aguardar a análise do INSS.

Vale lembrar que a análise pode demorar alguns dias, mas o processo é mais rápido se todos os documentos tiverem sido enviados corretamente. Em caso de erro ou inconsistência, você poderá repetir o processo, mas é bom se atentar aos detalhes para não precisar ficar voltando na solicitação. Boa sorte!

Veja também: Confira a nova idade MÍNIMA para se aposentar através do INSS: Lula CONFIRMOU!

Melhores formas de aumentar a aposentadoria

Você sabia que há alguns meios possíveis de fazer com que o valor da sua aposentadoria aumente? Isso acontece porque pode haver alguns erros de cálculo ou a falta de inclusão de certos documentos, o que faz com que o salário chegue baixo ao segurado. Veja algumas regras favoráveis a esse acréscimo:

  • Incluir todo o tempo em que você trabalhou em situação perigosa ou insalubre;
  • Pedir o reajuste de 9% relativo ao auxílio-doença antes de virar uma aposentadoria por invalidez;
  • Solicitar a revisão do tempo em que contribuiu enquanto servidor público;
  • Pedir certos tipos de revisão (buraco negro, vida toda, teto do INSS, reajuste do piso, buraco verde, artigo 29, etc.);
  • Pagar por todos os recolhimentos que deixou atrasar;
  • Incluir o tempo em que você esteve atuando enquanto aluno-aprendiz ou militar.

Lembre-se de, antes de tomar uma atitude, solicitar auxílio de um advogado especialista ou contador, pois, dependendo da regra, o salário pode abaixar.

Tem como receber o teto do INSS?

Quem não gostaria de se aposentar recebendo o maior valor possível, não é mesmo? Antigamente, essa tarefa era um pouco mais simples, mas hoje em dia é bastante difícil. Apesar disso, não é impossível, visto que a solução é bastante simples, pelo menos na teoria.

Basicamente, para receber o teto você precisa contribuir com o maior valor possível. Dessa forma, é necessário que você tenha pagamentos mensais superiores ou, pelo menos, iguais ao maior valor do INSS, que é, atualmente, R$ 7.507,49. Caso você seja um contribuinte facultativo também é possível, desde que você cobra os 20% restantes da contribuição.