VITÓRIA decretada para os brasileiros: INSS anuncia antecipação da aposentadoria HOJE (06)
Se você tem vontade de se aposentar, saiba que pode estar a um passo de conseguir. Veja como!
No Brasil, muitas pessoas sonham com o momento em que poderão finalmente se aposentar. Entretanto, muitas vezes acabam encontrando empecilhos, como a demora das filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Felizmente, a autarquia está prestes a conceder a antecipação do benefício sob algumas exigências.
Se você faz parte das pessoas que quer se aposentar, a hora é agora. Para saber como isso vai funcionar, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todas as dicas que trouxemos para você!

INSS permite antecipação da aposentadoria?
A princípio, a aposentadoria pelo INSS pode chegar muito mais cedo ao seguir alguns passos simples. Uma das grades vontades de boa parte dos cidadãos é finalmente conseguir ter acesso à aposentadoria, como dito anteriormente, o que acaba ficando em segundo plano devido às turbulências da concessão.
A saber, durante o tempo de serviço que os brasileiros prestam, eles ficam incumbidos de lidar com a responsabilidade de dar a entrada nos benefícios do INSS. O que poucos sabem, entretanto, é que o sistema já possui aptidão para que as solicitações sejam feitas de maneira online. O processo é bastante simples e não leva mais do que poucos minutos.
Veja também: Lei já está em vigor e serviço IMPORTANTÍSSIMO do INSS é alterado: confira HOJE (05)
Passo a passo para conseguir a liberação
Ademais, para solicitar o benefício do INSS de forma online, só é necessário ter registro no Gov.br, que é a plataforma oficial do Governo Federal. Além disso, a pessoa precisa estar na qualidade de segurada, que ocorre quando se contribui com a Previdência Social. Dependendo da modalidade, esse tempo pode ser maior ou menor.
Se você estiver dentro dessas exigências, é só seguir alguns passos simples na hora da solicitação do benefício:
- Primeiramente, acesse o site do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) e entre com a sua conta do Gov.br;
- Agora, você deve informar qual seu CPF e também sua senha de acesso;
- Logo na primeira página, você vai se deparar com um campo de pesquisa, onde vai precisar escrever o nome do benefício que quer solicitar. No caso, digite “Aposentadoria”;
- Clique sobre o benefício escolhido, que vai ser alguma das modalidades de aposentadoria;
- Neste momento, o sistema vai te informar sobre quais requisitos são necessários para receber o auxílio que você escolheu, visto que todos eles possuem regras diferentes;
- Então, você deverá informar todos os dados solicitados e, claro, anexar os documentos. Lembre-se de separá-los e já deixe tudo no jeito para não precisar correr com a solicitação;
- Depois de fazer isso, basta aguardar a análise do INSS.
Vale lembrar que a análise pode demorar alguns dias, mas o processo é mais rápido se todos os documentos tiverem sido enviados corretamente. Em caso de erro ou inconsistência, você poderá repetir o processo, mas é bom se atentar aos detalhes para não precisar ficar voltando na solicitação. Boa sorte!
Veja também: Confira a nova idade MÍNIMA para se aposentar através do INSS: Lula CONFIRMOU!
Melhores formas de aumentar a aposentadoria
Você sabia que há alguns meios possíveis de fazer com que o valor da sua aposentadoria aumente? Isso acontece porque pode haver alguns erros de cálculo ou a falta de inclusão de certos documentos, o que faz com que o salário chegue baixo ao segurado. Veja algumas regras favoráveis a esse acréscimo:
- Incluir todo o tempo em que você trabalhou em situação perigosa ou insalubre;
- Pedir o reajuste de 9% relativo ao auxílio-doença antes de virar uma aposentadoria por invalidez;
- Solicitar a revisão do tempo em que contribuiu enquanto servidor público;
- Pedir certos tipos de revisão (buraco negro, vida toda, teto do INSS, reajuste do piso, buraco verde, artigo 29, etc.);
- Pagar por todos os recolhimentos que deixou atrasar;
- Incluir o tempo em que você esteve atuando enquanto aluno-aprendiz ou militar.
Lembre-se de, antes de tomar uma atitude, solicitar auxílio de um advogado especialista ou contador, pois, dependendo da regra, o salário pode abaixar.
Tem como receber o teto do INSS?
Quem não gostaria de se aposentar recebendo o maior valor possível, não é mesmo? Antigamente, essa tarefa era um pouco mais simples, mas hoje em dia é bastante difícil. Apesar disso, não é impossível, visto que a solução é bastante simples, pelo menos na teoria.
Basicamente, para receber o teto você precisa contribuir com o maior valor possível. Dessa forma, é necessário que você tenha pagamentos mensais superiores ou, pelo menos, iguais ao maior valor do INSS, que é, atualmente, R$ 7.507,49. Caso você seja um contribuinte facultativo também é possível, desde que você cobra os 20% restantes da contribuição.