Saiba como funciona o VÍRUS que se DISFARÇA para ROUBAR seus dados; muito cuidado!
Um novo vírus está comprometendo a segurança daquele que utilizam a internet com uma certa frequência, colocando os dados à exposição de ataques maliciosos.
Navegar na internet tornou-se algo completamente rotineiro na vida de toda e qualquer pessoa. Hoje em dia, a internet é considerada até mesmo indispensável, contando até com programas que viabilizam o acesso para aqueles que não possuem condições para arcar com planos.
Por outro lado, os ataques maliciosos na internet também estão a todo vapor. Melhor dizendo, existem vírus extremamente sorrateiros e danosos, comprometendo os dados das vítimas e deixando-as expostas aos mais variados tipos de ataques.
Quando um vírus é instaurado no computador e/ou celular de uma pessoa, ele pode até mesmo ser irreversível. Porém, muita gente não entende ao certo como um vírus pode atuar e o que é preciso para evitar tornar-se uma vítima. É isso que deve ser deixado claro a partir de agora.

Vírus invade dispositivos e compromete toda a segurança dos usuários – como ele funciona?
Muito se ouve falar em vírus e em ataques cibernéticos, mas pouca gente realmente saque como isso acontece, e talvez seja por isso que o número de vítimas está cada vez maior. Um pouco mais de informação sobre o assunto pode ser primordial para evitar a propagação desses ataques maliciosos.
Bem, indo diretamente ao ponto, um vírus pode ter diferentes funções. Existem aqueles que possuem o único intuito de estragar os dispositivos, enquanto outros podem ser mais agressivos e colocar em risco os dados pessoais dos usuários, assim como os ataques de hackers.
Alguns vírus podem simplesmente expor o IP dos computadores e as demais informações precisas sobre um usuário, fazendo com que as câmeras sejam invadidas, os dispositivos de áudio, entre vários outros fatores. Agora, aqueles que roubam dados são ainda piores.
Nesse caso, os vírus são instaurados diretamente na criptografia dos dispositivos, quebrando-a, assim como todas as outras barreiras de segurança. Quando isso acontece, todas as informações salvas ali, como nome, CPF, cartões de crédito e contas bancárias são totalmente expostos.
Veja também: ESTES são os aparelhos que continuam gastando energia após desligados: cuidado!
E como eles se disfarçam para enganar as vítimas?
Enganam-se aqueles que pensam que os vírus aparecem somente em formas de links diretos e/ou de tentativas de golpes mais certeiras, como o envio de mensagens suspeitas, entre outros fatores. Os vírus podem aparecer com disfarces um tanto quanto “bem feitos”, por assim dizer.
De forma mais clara, existem vírus que aparecem através do download de aplicativos. Outros, de antemão, aparecem através de anúncios em páginas oficiais, que possivelmente também tiveram a criptografia rompida, estando também expostos.
No entanto, um disfarce mais recorrente está fazendo uma série de novas vítimas. Nesse caso, o vírus funciona de uma forma extremamente chocante e quase imperceptível. Isto é, ele consegue captar o que uma pessoa está vendo em determinado site, como por exemplo, de viagens.
Tendo em vista as buscas recentes desse usuário, o vírus é encaminhado em forma de e-mail, envolvendo algum assunto relacionado. No caso dos sites de viagens, por exemplo, a vítima recebe um e-mail apontando uma promoção sobre um site que ela visitou recentemente.
Assim sendo, no momento do clique o vírus age exatamente como descrito anteriormente, e todos os dados tornam-se suscetíveis aos ataques. Por isso, é sempre bom ter o maior nível de cautela possível, não clicando em nada que não conte com a chave de segurança do Google.
Veja também: Golpe do INSS acende alerta em SEGURADOS do Instituto: tome CUIDADO!