MISTÉRIO DESVENDADO! VERDADEIRO motivo do apagão que parou o país VEM À TONA

Saiba porque aconteceu o apagão em quase todos os estados brasileiros e entenda se ele pode se repetir!

Muitos brasileiros e brasileiras hoje em dia ainda estão tentando entender o que aconteceu no dia 15 de agosto. Muitas pessoas que estavam trabalhando ou esperando o seu meio de locomoção lembram bem do apagão nacional

Como foi confirmado, todos os estados brasileiros com exceção de Roraima passaram por essa falta de energia elétrica generalizada. A boa notícia é que finalmente saiu o diagnóstico que explica a causa do problema. Entenda exatamente o que se passou e saiba se isso pode continuar acontecendo regularmente ou não. 

Motivo apagão
Saiba porque aconteceu o apagão no Brasil e entenda a causa (Foto: divulgação)

Motivo do apagão em agosto

Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de algo que parece ser simples, mas possui alguma complexidade. 

Ou seja, não existe apenas um motivo do apagão em agosto de forma simplificada. É isso que mostrou o próprio diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi. 

Ele falou com detalhes não sobre o motivo, mas sim sobre as causas do apagão no dia 15 de agosto. Isso quer dizer que não foi apenas um problema como tirar um plug da tomada, como brincaram os memes pela internet.

Veja também: Conta de luz com DESCONTÃO no Brasil? Entenda a decisão da Aneel

Quais foram os problemas que geraram o apagão nacional?

De acordo com o diretor-geral, de forma geral, o incidente aconteceu depois de um atraso no tempo de resposta de um equipamento. Esse equipamento fica em uma usina de energia de importância para o sistema interligado. 

E por que isso é considerado complexo? Porque essa falha em específico deu origem, nas palavras de Ciocchi, a “uma série de outros pequenos eventos”. E como se sabe, esses pequenos problemas atingiram uma escala nacional. 

Além de aspectos técnicos, é importante entender que o apagão obrigou o ONS a reduzir o volume de energia elétrica disponível na rede. Ou seja, houve um corte na energia que trafegava a rede justamente para evitar problemas maiores. 

Novo apagão pode acontecer em todo o Brasil?

Por fim, é importante lembrar que estamos falando de uma falha que, evidentemente, pode acontecer a qualquer momento. Contudo, ao que tudo indica, existe uma chance muito pequena de que isso aconteça. 

Como o problema foi sanado rapidamente com o restabelecimento do serviço para todo o Brasil, a ONS já “aprendeu” com o problema. Ou seja, com a redução de volume de energia até que as causas sejam esclarecidas, não deve haver novos problemas. 

Evidentemente, é necessário lembrar que esse problema de nível nacional não tem relação geral com problemas que podem acontecer de forma regional. Isto é, não há motivo para pânico casa aconteçam problemas de forma local. 

Em resumo, o diagnóstico é que essa foi uma falha atípica e que dificilmente acontecerá de novo. Por isso todas as pessoas podem ficar tranquilas já que não deve acontecer novamente um problema em âmbito nacional. 

Lembrando que Roraima não sofreu com o problema porque possui uma “linha” desligada da rede nacional. 

Veja também: Conta de luz GRÁTIS por 24 meses? Saiba como isso pode ser possível