Data CONFIRMADA: veja quando será pago o 5º lote de restituição do Imposto de Renda

Este será o último lote da restituição de pagamento do Imposto de Renda neste ano de 2023. Vem saber agora se você terá o direito de receber este dinheiro na sua conta!

O 5º lote de restituição do Imposto de Renda já tem data para cair na conta dos beneficiários. Portanto, se você não recebeu nenhum dinheiro até agora, vem conferir quais grupos irão receber esta quantia, além da data de pagamento. É importante ficar por dentro de todas estas informações. Vem saber tudo!

Data CONFIRMADA: veja quando será pago o 5º lote de restituição do Imposto de Renda
Vem ficar por dentro de tudo do último lote do Imposto de Renda Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

5º lote de restituição do Imposto de Renda: saiba quando será pago

O pagamento deste lote do Imposto de Renda está sendo esperado por milhares de brasileiros. A boa notícia é de que a quantia poderá ser obtida ainda neste mês de setembro. A data segue em conformidade com o calendário de liberação informado pela Receita Federal. De acordo com o órgão, esta restituição é referente ao último pagamento a ser realizado neste ano de 2023, referente ao ano-base de 2022.

O dinheiro vai estar disponível para todos os contribuintes no dia 29 de setembro. Portanto, se você estiver entre os beneficiários, você poderá conferir se a quantia está disponível na data informada anteriormente. Inclusive, é importante ressaltar que o dinheiro será creditado diretamente na conta bancária do beneficiário.

Se houver alguma mudança nos dados que impeça o depósito, este pagamento poderá ser agendado novamente sem que o beneficiário precise ir até algum ponto de atendimento da Receita Federal para a realização do procedimento. O reagendamento deste pagamento poderá ser feito por meio do https://www.bb.com.br/site/setor-publico/federal/restituicao-de-imposto-de-renda/, endereço eletrônico ligado ao Banco do Brasil.

Outra opção é entrar em contato com o Banco do Brasil por meio dos seguintes números de telefone: 4004-0001 para capitais, e no 0800-729-0001 ou 0800-729-0088 para as demais localidades do país.

Veja também: Imposto de Renda: ISENÇÃO total para este grupo de brasileiros foi confirmada

Confira o passo a passo para conferir se você irá receber o dinheiro

Aqueles contribuintes que tiverem alguma dúvida se serão contemplados ou não com esta fase da restituição, a consulta poderá ser feita de forma virtual, no site da Receita Federal, disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. A informação do crédito do dinheiro estará disponível a partir do dia 22 de setembro.

Caso você entre no site informado anteriormente e veja a mensagem “em fila de restituição”, isso significa que você irá receber o pagamento ainda neste mês de setembro. Como foi colocado, este será o último pagamento da restituição do Imposto de Renda neste ano.

É importante ressaltar que a Receita Federal elaborou uma nova ordem relacionada às prioridades para restituir os beneficiários. Entre os contribuintes que receberam esta liberação de forma prioritária, por exemplo, estão aqueles que escolheram receber a restituição por meio do pix, que se trata de uma novidade que chegou em 2023.

Para além disso, também foram atendidos de forma prioritária os contribuintes listados a abaixo. Vem saber!

  • Os idosos que têm mais de 80 anos;
  • Os idosos que têm 60 anos de idade ou mais;
  • As pessoas que têm algum tipo de deficiência, sendo mental, física ou mesmo algum tipo de moléstia grave;
  • Os contribuintes que fizeram uso do formato da declaração pré-preenchida;
  • Por fim, as pessoas que possuem o magistério como uma fonte de renda principal.

Saiba mais: O SEGREDO sobre a ISENÇÃO do Imposto de Renda 2023 que POUCOS conhecem: pagamento anulado?