Veja quando SACAR a 1ª e 2ª PARCELA do ABONO 13º SALÁRIO: SAQUE em DEZEMBRO! Datas disponíveis

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Veja quando SACAR a 1ª e 2ª PARCELA do ABONO 13º SALÁRIO – Confira como ficaram as datas para o saque dessa parcela do abono salarial!

Com a pandemia o Governo Federal resolveu antecipar muitos benefícios e auxílios para trabalhadores de todo o país, por isso é importante conferir as datas corretas. Você sabe, por exemplo, quando sacar a 1ª e 2ª parcela do abono 13º salário

Muitas pessoas não conferiram os cronogramas e agora não sabem exatamente quais são os prazos para receber o dinheiro da conta. Confira como funciona e fique atento para receber os valores corretamente. 

Veja quando SACAR a 1ª e 2ª PARCELA do ABONO 13º SALÁRIO
Imagem: Divulgação

Primeira Parcela do 13º Salário

Você já recebeu a primeira parcela do 13º salário? Muitas pessoas não sabem, mas existe um prazo máximo (definido por lei) em que os trabalhadores devem receber a primeira parte desse pagamento. 

A primeira parcela do décimo terceiro salário pode começar a ser paga pela empresa já no dia 1º de fevereiro de cada ano. Mas o prazo máximo para pagar essa primeira parte é o dia 30 de novembro. Por isso é importante ficar atento para saber se você já recebeu (caso trabalhe em regime CLT). 

Quem ainda não sabe como funciona o 13º salário é importante lembrar que esse é uma espécie de pagamento extra que é disponibilizado no fim do ano. De acordo com a lei, o pagamento extra deve acontecer preferencialmente em duas parcelas. 

Como é feito o cálculo do 13º salário

Outra dúvida recorrente é: como é feito o cálculo do 13º salário? Esse pagamento é sempre calculado com base no salário integral do trabalhador usando uma fórmula bastante simples: 

  • valor do salário ÷ 12 x número de meses trabalhados

Ou seja, é necessário dividir o valor total do salário do trabalhador por 12 (meses do ano). Depois disso é só multiplicar esse valor pelo número de meses em que o trabalhador atuou naquele ano. Pronto! 

O cálculo da primeira parcela do 13º salário é mais simples ainda: é só cortar o valor obtido acima por dois (ou seja, acontece o pagamento de 50% e depois dos outros 50% na segunda parcela).

Datas Receber 13º Salário

Você sabia que existem datas para receber 13º salário em 2020? Algumas pessoas não sabem dos seus direitos e acham que os valores precisam ser pagos apenas no fim do ano, quando essa é apenas uma opção dos empregadores. 

De acordo com o regime CLT, o 13º salário tem data de pagamento a partir do dia 1º de fevereiro. O “calendário” fica assim:

  • 1ª parcela do décimo terceiro salário: pode ser pago entre 1º de fevereiro e 30 de novembro;
  • 2ª parcela do décimo terceiro salário: até o dia 20 de dezembro (no máximo). 

14º SALÁRIO do INSS na Próxima SEMANA de NOVEMBRO: APOSENTADOS e PENSIONISTAS vão ter que ESPERAR?

 

Leia Também