- Publicidade -

Veja os Benefícios e como vai funcionar a nova Carteira do Idoso em 2022

Se tiver dificuldade de acessar à internet, basta ir a uma unidade do Cras para ser orientado e receber a carteira do idoso.

0

Possui direito a Nova Carteira do Idoso os brasileiros que possuem idade acima de 60 anos.  Agora, não é mais necessário sair de casa para conseguir a carteira.

- Publicidade -

Conforme Resolução publicada no Diário Oficial da União, não é mais necessário que o idoso vá até quaisquer das unidades do Centro de Referência de Assistência Social para emitir ou requerer o documento.

Ficou interessado?

Veja os Benefícios e como vai funcionar a nova Carteira do Idoso em 2022
Os idosos não precisam mais sair de casa para obterem a carteira. Imagem: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Veja os Benefícios e como vai funcionar a nova Carteira do Idoso em 2022

- Publicidade -

Mas, os idosos que já possuem documento, a validade do mesmo é até julho.  Com isso, poderá continuar utilizando sem qualquer problema até a renovação que deverá ser realizada pela internet.

Com isso, a analista de políticas sociais da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, Camila Cipriano alegou que a Nova Carteira do Idoso “É um grande avanço na oferta desse serviço, pois desburocratiza o acesso a um direito e facilita a vida do cidadão”.

Além disso, também ressaltou que esta mudança permite que o idoso se proteja do coronavírus, já que não precisará ir na rua para obter o o benefício.

Contudo, se tiver dificuldade de acessar à internet, basta ir a uma unidade do Cras para ser orientado e receber a carteira do idoso.

- Publicidade -

Caso o idoso precise viajar com urgência e ainda não tiver a carteira por questões de sistema, é possível conseguir a emissão de uma declaração provisória ao se dirigir até o CRAS.

Veja também:  Aprovado! Cotas para Idosos no EJA: Veja como terminar os estudos em 2022 e receber o certificado do MEC

Nova Carteira do Idoso – Como requerer?

Para requerer a Carteira da Pessoa Idosa, é preciso que a pessoa seja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais.  Outro requisito é ter, pelo menos, 60 anos e renda mensal individual de até 2 salários mínimos.

- Publicidade -

Com este sistema novo, a emissão da Carteira do Idoso será realizada pela internet https://carteiraidoso.cidadania.gov.br.

A Carteira do Idoso poderá ser apresentada na tela do celular, por exemplo, já que possui verificação de QR Code e assim, é possível também fazer a validação nas empresas de transporte.

Todo o idoso que tem a carteira poderá viajar gratuitamente e com desconto de, pelo menos, 50% nas passagens interestaduais conforme disposto no art. 40 da Lei 10.741, mais conhecida como o Estatuto da Pessoa Idosa.

Veja também:  É possível ganhar R$50 por dia via Pix com o App lançamento Go Daily? Aplicativo de notícias e tarefas

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais