- Publicidade -

Veja os Aposentados que receberão o adicional de 25% do INSS

Aposentados por invalidez podem receber até 25% sob o valor do benefício

0

Se você, funcionário e trabalhador CLT, sofreu algum acidente que te impossibilitou de trabalhar e exercer suas funções  de forma permanente ou alguma doença, você pode solicitar a aposentadoria por invalidez. Da mesma forma que os demais benefícios que são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social ou INSS, como é mais conhecido, a pessoa precisa atender a alguns requisitos para que ele seja concedido. Assim, é necessário ter a qualidade de segurado, ou seja, estar filiado ao INSS, comprovar com algum laudo ou documento sua incapacidade de forma permanente e cumprir isso com 12 meses de carência.

- Publicidade -

Com relação à carência, há algumas situações onde ela pode ser dispensada, ou seja, não vai precisar cumprir os doze meses de recolhimento. Veja a seguir quais são: acedentes de qualquer natureza, acidentes ou doenças que seja vinculadas ao trabalho e possuir uma doença que seja incapacitante e irreversível. Para os que se enquadram com os requisitos listados acima, e já recebem a aposentadoria por invalidez, ainda há a possibilidade de receber um abono de 25% adicional sobre esse valor.

Veja os Aposentados que receberão o adicional de 25% do INSS
Aposentador por invalidez podem receber até 25% de abono.
Tomaz Silva/ Agência Brasil

Sobre o adicional de 25%

Em outras palavras, a pessoa que foi aposentada por invalidez e necessita de auxílio para realizar as tarefas do dia a dia, receberá um abono adicional no valor de 25% do que ele já recebe. A quantia extra é paga nas seguintes situações: cegueira total, paralisia dos membros superiores e inferiores, incapacidade que exija permanência contínua no leito, perda de uma mão e dos dois pés, perda de um membro superior um inferior – nos casos onde não é possível a prótese – perda dos dois membros inferiores e alteração das faculdades mentais.

- Publicidade -

Veja também: Reajuste do novo benefício do INSS começa dia 25: Veja quem vai receber

Tipos de doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez

Veja a seguir uma lista de doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez sem a necessidade da carência de 12 meses, tudo isso por causa da gravidade que elas apresentam. Essas enfermidades foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência, previstos na Lei 8.213/91, no artigo 151.

Cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, neoplasia maligna (câncer ou tumor maligno), síndrome de imunosuficiência adquirida (AIDS/HIV), tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, mal de parkinson, esclerose múltipla, nefropatia grave, hepatopatia grave, cardiopatia grave, estado avançado da doença de paget (osteíte deformante) e contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada.

- Publicidade -

Veja também: Prova de Vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022: Confira as novas datas oficiais para realizar o procedimento

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais