É melhor se agasalhar! Veja mais novo alerta de FRENTE FRIA

Após algumas semanas de tempo seco, nova massa de ar fria chega ao Brasil. Temperaturas começam a cair já neste final de semana. Regiões ainda possuem alerta para chuvas.

Uma nova frente fria está para chegar em todo Centro-Sul brasileiro. Depois de algumas semanas de tempo seco, haverá a formação de nuvens carregadas. Assim, não será mais possível sentir aquele calorzinho no meio da tarde e nem se alegrar por ver o sol aparecendo pela manhã.

Segundo as previsões anunciadas pela Climatempo, a alteração na temperatura deve acontecer já neste final de semana. Entretanto, a empresa também afirma que as chuvas não irão durar muito. 

frio
Frente fria chega ao Brasil neste final de semana. Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Previsão para este fim de semana

Os acumulados de chuva provavelmente ficarão entre 40mm e 60mm entre a região do Mato Grosso do Sul e Paraná. Já em relação às regiões Centro-Oeste e Sudeste, também haverá o avanço da umidade, mas sem grandes volumes para a próxima semana. Entretanto, as regiões Norte e Nordeste ficarão com chuvas concentradas, principalmente nas áreas litorâneas. De acordo com a Climatempo, já estão acumulados, no litoral de Alagoas, volumes de chuva entre 140 e 250mm, o que tende a aumentar o risco de deslizamentos, principalmente na região de Maceió. Além disso, há previsão de chuva para o norte do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e nordeste e leste da Bahia.

Por mais que os dados dos acumulados de chuva chamem atenção, é importante destacar, também, que a massa de ar frio que está chegando tende a derrubar as temperaturas no Brasil. A Climatempo explicou que isso já é uma característica do inverno. Assim, a massa de ar frio vai avançar pelo país, chegando até as regiões Sudeste e Sul. Além disso, é capaz que essa massa avance até Rondônia e Acre, ocasionando a primeira friagem de 2023.

De acordo com as informações da previsão, as temperaturas devem começar a cair já neste sábado, 27, na região Sul. No entanto, entre Mato Grosso do Sul e o sul de São Paulo, essa queda deverá começar apenas no domingo, 28. 

No entanto, a massa de ar frio vai se espalhar entre os dias 29 de maio e 02 de junho sobre o centro-sul do Brasil.

Veja também: Inverno chegando: dicas para prevenir DOENÇAS RESPIRATÓRIAS em tempos de frio

Geada e Neve

Até o presente momento, não há nenhuma previsão sobre a possibilidade de nevar no Sul do Brasil mesmo com a nova frente fria. No entanto, isso não é descartado. Isso porque, as condições para geada aumentam bastante sobre o Sul do Brasil no final do mês de maio.

Além disso, não dá para desconsiderar a possibilidade de geada nos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Veja também: ATENÇÃO: estas 7 capitais do Brasil vão atingir recorde de frio, separe os casacos