Veja como SOLICITAR a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023

Milhões de estudantes brasileiros participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), todos os anos. Confira como conseguir isenção ao se inscrever no exame.

Quase todos os cidadãos brasileiros, devem conhecer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem, existe deste o ano de 1998 quando teve seu início sob o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Como o próprio nome já dá pistas, o Enem trata-se de um certame que avalia a qualidade do ensino público brasileiro à nível médio. Dessa maneira, é possível que o governo federal do Brasil identifique lacunas na educação e possa encontrar maneiras para repará-las.

Entretanto, avaliar o ensino foi apenas o objetivo inicial do exame mais famoso do país. Isso porque, com o passar dos anos, a prova ganhou a função de permitir que candidatos ingressem no ensino superior.

Não perca a chance de fazer a prova de graça! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça melhor o Enem

Como já estabelecemos anteriormente, inicialmente o Exame Nacional do Ensino Médio servia apenas para qualificar o estado do ensino médio público do nosso país. A prova, que em seus primórdios possuía cerca de 150.000 estudantes realizando o exame hoje em dia possui mais de 3 milhões de cidadãos inscritos todos os anos. Atualmente, qualquer pessoa que esteja cursando ou já tenha cursado o ensino médio no Brasil tem o direito de fazer o exame.

Com o passar dos anos, o Enem foi ganhando novas funcionalidades e passou por inúmeras transformações. Desde o ano de 2009, por exemplo, o certame funciona como uma porta de entrada para as universidades do Brasil. Entretanto, é muito necessário notar que o Enem não funciona como um vestibular. Na verdade, o que pode ser feito é usar as notas obtidas no Enem para participar de processos seletivos e programas que o governo federal oferece.

No ano passado, em 2022, por volta de 3,4 milhões de pessoas se inscreveram na prova. E para esse ano, a estimativa é que ainda mais pessoas façam suas inscrições e, claro, participem do exame efetivamente. Se você planeja ingressar no ensino superior em 2024, deve ficar por dentro de todos os detalhes da edição que acontece esse ano.

Veja também: Participou do processo seletivo do SISU? Veja como DESCOBRIR se você passou na UNIVERSIDADE e surpreenda-se!

Aprenda a conseguir isenção no exame

Como muitas pessoas já devem saber, o ingresso em uma universidade por meio do Enem acontece somente no ano posterior ao ano da aplicação do exame. Sendo assim, estudantes passam um ano inteiro estudando para realizar a prova no segundo semestre e talvez, conseguirem a aprovação em uma universidade brasileira no ano seguinte. Dessa forma, quem participar desta edição do Enem, conseguirá fazer a matrícula na universidade em 2024.

Para se inscrever no Enem, é necessário pagar uma taxa de inscrição. Entretanto, é possível sim conseguir a isenção e não ter que pagar nada pata efetuar o exame. Para conseguir fazer o exame de maneira gratuita, é necessário estar no último ano do ensino médio, ser estudante da rede pública brasileira e possuir renda familiar mensal de 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Para realizar o pedido de isenção, o candidato deve acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (bityli.com/YkeXd2). Porém, é necessário enfatizar que o período para os pedidos de isenção ainda não teve suas datas divulgadas.

Veja também: Mudança no Enem 2023 deixa estudantes ALIVIADOS