Foi mal no primeiro dia de Enem? Veja como se preparar para o segundo dia e AUMENTAR sua nota!

Se você não foi bem no primeiro dia de provas do Enem, não precisa se desesperar. Professores comentam da importância de não se deixar abalar e não faltar o segundo dia de prova.

Mesmo para aqueles que sentiram dificuldades no primeiro dia do Enem, a oportunidade de melhorar a nota no segundo dia permanece aberta, de acordo com professores especializados. Dessa forma, o professor de matemática da Central do Enem, Márcio Costa, do governo do Amapá, destaca a importância de não desistir, ressaltando que o simples fato de comparecer à prova já coloca o candidato em vantagem.

Como alcançar melhor pontuação no segundo dia do Enem
Como alcançar melhor pontuação no segundo dia do Enem. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como alcançar melhor pontuação no segundo dia do Enem

Costa, ao incentivar seus alunos durante a semana, observou que cerca de 28% dos inscritos não compareceram ao exame no primeiro dia. Então, ele destaca que a tendência pode ser que haja mais ausências, mas reforça que ir fazer a prova é o primeiro passo para um bom desempenho. 

Além disso, ele aconselha os participantes a dedicarem o sábado anterior ao exame para o descanso, lazer com a família e amigos, e cuidados com o psicológico, visando reduzir a ansiedade no momento da prova. Ou seja, professores destacam a importância de não desistir do segundo dia de prova. Pois as notas do Enem são independentes em cada área de conhecimento, o que significa que um desempenho menos satisfatório no primeiro dia não inviabiliza um bom resultado no segundo. 

De qualquer forma, os alunos também costumam estar menos tensos no segundo domingo, após terem adquirido experiência no primeiro dia, conhecendo o local da prova e ajustando suas estratégias. Ou seja, ao fazer esses ajustes, um bom desempenho no segundo dia pode perfeitamente compensar um baixo número de acertos no primeiro domingo.

As notas obtidas no Enem têm diversas aplicações, elas podem servir para vagas em: 

  • universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 
  • conseguir bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) 
  • conseguir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
  • conseguir pontuação para alguma instituição de ensino superior estrangeira

Veja também: Erros inaceitáveis na prova de matemática do Enem 2023

Dicas de preparação para o dia da prova

Portanto, preparar-se para o dia da prova do Enem exige mais do que apenas revisar conteúdos. Então, aqui vão algumas dicas práticas para garantir seu sucesso:

1. Descanse bem na véspera

No dia anterior à prova do Enem, permita-se um descanso merecido. Ou seja, uma mente descansada funciona melhor. Relaxar é chave!

2. Alimentação equilibrada

Não subestime o poder de uma boa alimentação. Antes da prova do Enem, opte por refeições leves e nutritivas para manter a energia durante a prova.

3. Chegue com antecedência

Evite imprevistos. Chegar cedo ao local da prova ajuda a acalmar os nervos e garante que você esteja pronto quando o relógio começar a contar.

4. Materiais necessários

Certifique-se de ter todos os materiais exigidos, como documentos e canetas pretas de boa qualidade. Evite contratempos.

5. Gerencie o tempo

Divida o tempo de forma inteligente entre as questões. Não fique travado em uma pergunta. Se necessário, siga para a próxima e volte depois.

6. Fique de olho na redação

Reserve um tempo para revisar sua redação. Erros podem escapar na pressa. Uma revisão rápida faz toda a diferença.

7. Mantenha a calma

Por último, mas não menos importante, respire fundo. Manter a calma é fundamental. Lembre-se: você se preparou para este momento.

Seguindo essas dicas, você estará não apenas pronto, mas confiante para enfrentar o Enem. Boa prova e sucesso!

Veja também: Especialistas dão dicas FUNDAMENTAIS para o segundo dia de prova do Enem; confira