Veja como sacar o FGTS digital sem precisar ir até à Caixa

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o FGTS digital garante maior facilidade aos brasileiros, que precisam sacar os valores. Saiba como usar o app.

O FGTS Digital pertence ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um direito concedido a todos os brasileiros que atuam sob o regime de contratação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Todos os meses, o empregador deve depositar 8% do salário do colaborador no fundo. Dessa forma, sempre que acontecer alguma emergência, a pessoa pode contar com uma reserva de dinheiro. 

Por mais que o saque pertença ao trabalhador, ele não pode movimentar a qualquer momento. Na verdade, existem algumas regras de quando o dinheiro será liberado. Quem controla é a Caixa Econômica Federal. A estatal lançou o FGTS Digital, com a finalidade de facilitar a vida do trabalhador brasileiro. Continue lendo esta matéria para saber como usar o novo app. 

fgts_2
Saiba como usar o FGTS Digital – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

FGTS Digital: tudo o que você precisa saber 

Antes de mais nada, é importante deixar claro quem pode ter acesso ao Fundo de Garantia. Conforme já mencionado, o benefício é destinado aos brasileiros contratados como CLT. Uma das possibilidades de saque mais famosas acontece quando a pessoa é demitida sem justa causa. Em situações como essa, o trabalhador saca 100% do valor do fundo e ainda recebe uma multa de 40% desse valor, paga pelo empregador. Caso a demissão seja um acordo entre empresa e colaborador, ele saca 805 e recebe multa de 20%. 

Vale destacar que em casos de demissões por justa causa ou pedidos de demissão, o funcionário não tem direito ao resgate. Também existe o saque por calamidade pública, muito usado atualmente. Quando acontece algum tipo de desastre natural, o trabalhador brasileiro pode contar com o resgate, desde que atenda a alguns critérios. Por fim, o saque-aniversário também é famoso. 

O trabalhador pode resgatar parte do valor todos os anos, no mês que faz aniversário. Tal modalidade é polêmica, uma vez que o brasileiro perde a possibilidade do saque em caso de demissão. Existem diversas outras ocasiões que liberam o saque, de acordo com a Caixa. 

Antes os trabalhadores precisavam enfrentar as filas da estatal. Atualmente, existe o FGTS Digital. Como o próprio nome já sugere, o app possibilita maior facilidade aos brasileiros. Afinal de contas, o saque pode ser feito 100% de forma remota. O app está disponível nas lojas virtuais dos celulares. Ou seja, o trabalhador com iPhone (IOS) deve procurar na Apple Store. Enquanto isso, o brasileiro com Android, pode procurar na Play Store. Acesse por este link: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/empregador/fgtsdigital

Veja também: FGTS liberando saque de mais de R$ 2 mil? Veja como consultar AGORA (22)

App também pode ser usado pelos empregadores 

O FGTS Digital também possibilita maior facilidade aos empregadores. Afinal de contas, ele pode fazer o depósito de forma facilitada. Ou seja, diminui os custos com a operação. Além do mais, torna os depósitos do Fundo de Garantia mais transparentes. O projeto começou a ser testado neste ano e ficará disponível para todos os brasileiros em 2024. 

Veja também: Milhares de brasileiros podem ser BENEFICIADOS com novidade no FGTS; confira