Veja como fazer o cadastro CNIS e obter o Extrato: Acesso 100% online

Atualizado Hoje!

Veja como fazer o cadastro CNIS e obter o Extrato: Saiba o que é o CNIS e como consultar o extrato rapidamente. Bônus: Veja também como conferir o seu número do PIS! 

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre algumas siglas no momento de conferir os seus benefícios sociais e trabalhistas. Todos os anos, por exemplo, cidadãos procuram detalhes sobre o cadastro CNIS e como obter o extrato rapidamente. 

Por isso, a seguir, vamos ensinar todos os detalhes sobre como acessar esses dados sem precisar sair de casa. Confira também como consultar o seu número do PIS de forma online, usando seu CPF. 

Veja como fazer o cadastro CNIS e obter o Extrato
Imagem: Divulgação

CNIS o que é 

Vamos começar pelo básico: afinal, o que é CNIS? O significado dessa sigla é Cadastro Nacional de Informações Sociais e esse é um documento que é obtido a partir de todos os detalhes da vida laboral dos cidadãos. 

Resumidamente, o CNIS é um documento com as principais informações sobre os vínculos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores. Muitas pessoas conhecem esse documento com outras nomenclaturas mais populares como Extrato CNIS ou Extrato Previdenciário. 

Quando se fala nestes documentos em geral estamos falando do Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse sistema que funciona como um banco de dados de trabalhadores foi criado em 1989. 

Como fazer cadastro CNIS 

Muitas pessoas procuram hoje em dia informações sobre como fazer o cadastro CNIS. O problema é que o extrato previdenciário é um documento oficial que não pode ser feito por qualquer pessoa.

A criação deste sistema está ligada diretamente à Carteira de Trabalho. No momento que os cidadãos conseguem seu primeiro vínculo empregatício, suas informações são atualizadas e adicionadas no sistema. 

O que você pode fazer é obter o extrato CNIS sempre que precisar. Em geral esse documento é solicitado para lidar com questões sobre a Previdência ou a Receita Federal – em questões como aposentadoria ou Imposto de Renda. 

Extrato Previdenciário CNIS

O extrato CNIS (ou extrato previdenciário) conta com algumas informações necessárias para os trabalhadores. Por isso saber acessar o documento é essencial para quem precisa de detalhes sobre seus vínculos empregatícios. 

O que tem no extrato CNIS são informações como:

  • Detalhes de todos os vínculos empregatícios a partir de 1976;
  • Recolhimentos como contribuinte individual a partir de 1979; 
  • Valores de todas as remunerações mensais a partir de 1990.

Por isso muitas pessoas precisam do extrato CNIS para o Imposto de Renda (IRPF). 

Consultar Extrato CNIS pelo CPF

Agora a grande dúvida é: como consultar o extrato CNIS pelo CPF? A boa notícia é que este serviço está muito mais fácil depois que o Governo Federal optou por integrar os seus serviços online. 

Agora é possível consultar/gerar extrato previdenciário CNIS usando o seu login no GOV.BR. Para isso é só seguir o passo a passo:

  1. Acesse o portal Meu INSS para obter o CNIS (https://meu.inss.gov.br/central/); 
  2. Clique em ‘Entrar com gov.br’; 
  3. Use seu CPF e clique em ‘Avançar’ – caso já tenha cadastro no Governo Federal; 
  4. Adicione a sua senha e faça a confirmação; 
  5. Agora, no menu principal, clique em ‘Extrato de Contribuição (CNIS)’; 
  6. Procura (abaixo) o botão ‘Baixar PDF’ e pronto! Seu documento vai ser baixado automaticamente. 

Como consultar PIS pelo CPF

Por fim, se o seu problema é como saber o número do PIS, a solução é mais rápida ainda. Esse número pode ser verificado pela carteira de trabalho diretamente ou então pelo portal Meu INSS. 

Onde fica o número do PIS no portal Meu INSS? Depois que você fizer login, essa informação vai estar no canto superior direito como “NIT/PIS”. 

Se você nunca teve cadastro no Gov.br, para consultar o número do PIS pelo CPF você deve:

  • Acessar o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/); 
  • Caso ainda não tenha cadastro, escolha a opção ‘Cadastre-se’; 
  • Agora preencha todos os dados solicitados corretamente e clique no botão ‘Próxima’;
  • Importante: anote a senha que vai ser criada pelo sistema;
  • Faça o login e, de preferência, altere a senha para uma pessoal;
  • No canto superior direito da tela você vai ser todos seus dados de usuário: Nome, CPF e NIT/PIS; 
  • Esse último é o seu número do PIS. 

Como saber se estou no Cadastro Único pelo CPF? Inscrição e Consulta em 2021…

 

Leia Também