Fazer ISSO pode aumentar muito a sua conta de energia: veja como EVITAR!

Saiba como evitar altos gastos na conta de luz no fim do mês: confira hábitos saudáveis para o bolso!

Com um novo ano batendo à porta, muitos brasileiros estão anotando as suas promessas para 2023. E uma das principais formas de economizar mais é ficar atento para os seus hábitos do dia a dia. 

Fique atento, portanto, já que alguns hábitos podem aumentar muito o valor que você está pagando com a conta de energia. A seguir vamos falar um pouco mais sobre isso e sobre algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar o seu bolso no fim do mês. 

Gasto de luz alto
Saiba como diminuir definitivamente os seus gastos com as contas de energia (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Conta de energia muito alta, e agora?

Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de uma preocupação de todas as famílias brasileiras. 

A conta de luz muito alta pode ser explicada de diferentes formas. A primeira delas, é claro, é justamente sobre o preço que está muito alto. 

Em 2022, por exemplo, a tarifa de energia pesou muito no bolso dos brasileiros. De acordo com dados da Aneel, o reajuste na luz no Brasil chegou a 11,35% para clientes residenciais. 

De acordo com os dados, pelo menos 9 distribuidoras brasileiras contaram com reajuste igual ou maior do que 20% neste ano. 

Mas não é só isso: existem alguns hábitos que são inimigos da economia. Entenda a seguir. 

Veja também: Energia elétrica vai AUMENTAR em 2023; prepare-se!

O que causa alto consumo de energia

Se você quer evitar uma conta de luz muito alta, é importante ficar atento para os itens eletrodomésticos que você tem em casa. 

De acordo com especialistas, o que causa o aumento do consumo de energia e, por consequência, a conta mais alta é um item essencial: o chuveiro. 

Ou seja, o chuveiro pode aumentar o gasto com luz principalmente em famílias com muitas pessoas. 

Um exemplo: pense em uma família com 5 pessoas. Se cada uma delas demorar 15 minutos no banho são 1h15 minutos com esse item ligado. 

Por isso é importante ficar atento se você possui chuveiro elétrico. A demora no banho é um dos principais motivos para sofrer no bolso. 

Dicas para evitar conta de luz alta

Finalmente, para facilitar as suas finanças, existem alguns macetes que podem ajudar e fazer muita diferença no bolso. 

O banho mais curto é apenas uma das maneiras de melhorar a fatura. Confira a seguir uma pequena lista com dicas para evitar conta de luz alta em 2023:

  • Mudar aparelhos elétricos: existem alguns itens mais antigos que são pouco eficientes e acabam aumentando muito os gastos. O mesmo serve para lâmpadas; 
  • Aparelhos na tomada: evite manter itens ligados o tempo todo. Antes de dormir, desligue aparelhos com tela de LED, por exemplo; 
  • Carregador do celular ou computador: fique de olho! Se o seu aparelho já está carregado, desligue imediatamente da tomada; 
  • Horários de pico: evite usar o chuveiro elétrico em horários considerados de alta movimentação; 
  • Troque o chuveiro: se possível, compre um chuveiro a gás. Isso vai diminuir muito a sua conta mensal. 

Veja também: Veja como se INSCREVER no Tarifa Social de Energia Elétrica e obtenha DESCONTOS