Veja como elevar o nível da sua conta Gov.br para prata e ouro através do passo a passo

Conta Gov.br prata e ouro: Veja como aumentar o nível dos Selos de Confiabilidade do sistema do Governo. Passo a passo completo em 2022.

Muita gente não sabe, mas o login Gov.br é essencial para acessar alguns dos principais serviços digitais do Governo. Você precisa deste login, por exemplo, para acessar o aplicativo ConecteSUS e mostrar seu comprovante de vacinação, para entrar na Carteira de Trabalho Digital e para fazer inscrições em programas de seleção como o SiSu.

Embora o sistema Gov.br seja bastante simples, muitos brasileiros ficaram com dúvidas sobre os Selos de Confiabilidade da plataforma, que são divididos entre Bronze, Prata e Ouro. No momento do cadastro, os usuários recebem o Selo Bronze, mas para acessar certos serviços, é preciso elevar o nível da conta para Prata e Ouro. Veja abaixo o passo a passo completo para fazer isso.

Veja como elevar o nível da sua conta Gov.br para prata e ouro
Imagem: Divulgação/Youtube

O que são Selos de Confiabilidade?

Os Selos de Confiabilidade do sistema Gov.br servem para representar os Níveis de Autenticação, recursos de segurança relacionados à identidade de cada usuário. De acordo com o site oficial Gov.br, esses selos são utilizados para a “qualificação das contas com a obtenção dos atributos autoritativos do cidadão a partir das bases oficiais de governo”. Ou seja: quanto mais elevado for o Selo, maior será o nível de segurança.

Veja também:  App Gov.br não abre? Veja como corrigir o erro e acessar a plataforma do Governo através do celular

O que é possível fazer com o Selo Bronze?

No momento do cadastro no sistema Gov.br, os usuários recebem um Selo de Confiabilidade Bronze, e com ele, já podem fazer diversas operações online, por exemplo: cadastro via formulário digital para validação dos dados na Receita Federal; o mesmo cadastro para validação do INSS; validação dos dados de acordo com o atendimento presencial nos postos do Denatran, entre outras funcionalidades.

Como elevar o Selo Bronze da Conta Gov.br para Prata e Ouro

Para elevar o Selo Bronze da Conta Gov.br para Prata e Ouro, os interessados devem acessar o site oficial Gov.BR e fazer login da forma tradicional, com o CPF e senha. Após o login, os usuários continuam com o Selo Bronze. Para transformá-lo em Prata e Ouro, basta seguir o passo a passo completo que listamos abaixo; veja.

  • Com o login realizado, acesse a área “Privacidade”;
  • Clique em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
  • Na nova página, clique na opção azul “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
  • Clique em “autorizar” (vale a pena ler todas as informações antes de clicar);
  • Nesse momento, você será direcionado para uma página sobre os níveis Prata e Ouro.
  • Escolha entre as alternativas para fazer a validação (Cadastro via Sigepe, validação biométrica ou cadastro com internet banking);
  • Depois de garantir o Selo Prata, os usuários podem solicitar o Selo Ouro;
  • Para isso, é necessário fazer o Cadastro via Validação Biométrica (no balcão do Tribunal Superior Eleitoral) ou Cadastro via certificado digital (com validação e autenticação compatível com as especificações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Ainda têm dúvidas? Você pode entrar em contato com o atendimento Gov.BR pelo site oficial ou pelo sistema do aplicativo.

Veja também: É possível ganhar dinheiro jogando o jogo da velha? Aplicativo garante pagamentos através do Pix