Banco Central comunica vazamento de MILHARES de chaves Pix: outros dados também foram expostos, confira

Entenda a situação das chaves Pix; leia mais!

O Pix é um método de pagamentos e transferências instantâneo que entrou em vigor no segundo semestre de 2020. Em seus quase dois anos de existência, ele ganhou uma rápida adesão por parte da população brasileira. Hoje em dia são milhões de usuários que estão cadastrados com chaves Pix. Um dos motivos para que isso tenha acontecido são as vantagens que esse método apresenta. Dentre elas, pode-se citar a não cobrança para transferir o dinheiro e também a rapidez, já que o valor cai na hora na conta da pessoa.

Apesar disso, uma situação envolvendo o vazamento de chaves Pix aconteceu recentemente, e pode ter deixado muitos usuários desse sistema preocupados. A situação foi confirmada pelo Banco Central, que comunicou, na última sexta-feira, dia 16 de setembro, que a situação envolveu o vazamento de milhares de chaves Pix. Porém, essa situação afetou apenas um grupo de pessoas. Para saber mais detalhes sobre o caso, acompanhe a matéria.

Banco Central comunica vazamento de MILHARES de chaves Pix: outros dados também foram expostos, confira
Saiba mais detalhes sobre o vazamento de chaves Pix / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novidades do método de pagamento

Apesar de muitas pessoas fazerem uso do Pix, poucas pessoas conhecem que há duas modalidades que a população pode fazer isso. Dessa maneira, elas são pouco usadas, mas podem apresentar alguns benefícios. Assim, são elas o Pix Saque e o Pix Troco. O lançamento das duas modalidades aconteceu em 2021, mais ou menos um ano do lançamento do Pix em si.

Embora o Banco Central tenha tido grandes expectativas para o lançamento das outras duas modalidades, a adesão não ocorreu bem como se esperava. Poucas pessoas, quando se comparava ao Pix regular, passaram a utilizar o Pix Saque e o Pix Troco. Mas o que eles oferecem de diferente?

De modo geral, o Pix Saque permite que a pessoa consiga sacar dinheiro em qualquer ponto de venda. Assim, uso é simples: é necessário somente que o cidadão se dirija até um ponto comercial que ofereça essa modalidade. No local, é necessário dizer que deseja sacar uma quantia por esse método.

Com isso, o comerciante gera um QR Code, e o cliente deve utilizá-lo para depositar o dinheiro. Com o depósito feito, o cliente recebe então a quantia física equivalente ao valor do depósito.

De outro modo, o Pix Troco só pode ser utilizado se uma compra é feita no ponto comercial. O cliente pode pagar a compra em dinheiro físico mas pedir o troco, se houver, via Pix.

No entanto, o comerciante deve ter a permissão para fazer uso do Pix Saque e do Pix Troco.

Veja também: Pix de R$ 500,00 através da Magalu? Veja como funciona a campanha que está viralizando

Vazamento de chaves Pix

Na sexta-feira (16/09) o Banco Central anunciou que houve um vazamento de chaves Pix, que somavam cerca de 137 mil chaves. Porém, o vazamento afetou apenas as chaves sob responsabilidade do aplicativo pertencente ao grupo Ipiranga, o Abastece Aí.

Conforme o Banco Central, alguns dos dados que tiveram uma potencial exposição foram nome, instituição de relacionamento, CPF e número de conta. Ainda, a instituição comunicou que não houve a exposição de dados sensíveis, como é o caso de informações de movimentações e senhas. O Abastece Aí informou que houve o bloqueio de atividades suspeitas e reforçou que dados sigilosos não foram expostos.

Além disso, vale pontuar que a ocorrência abrange o período de 1º julho a 14 de setembro de 2022. O Banco Central alertou que as pessoas que porventura tenham tido os dados expostos receberão um aviso pelo internet banking da sua instituição de relacionamento ou pelo aplicativo. Ainda, também informou que já investiga as causas e que poderá aplicar as sanções que a legislação vigente permite.

Veja também: Quem são os trabalhadores que vão receber Pix de R$ 3 mil semana que vem?