Aposentadoria sem valor mínimo exigido: veja como solicitar

Confira agora mesmo como funciona a solicitação da aposentadoria sem exigência de valor mínimo; notícia incrível para quem não vê a hora de descansar

Dar entrada no processo de aposentadoria no Brasil é o desejo de muitos brasileiros que querem descansar de suas vidas laborais. Portanto, pensando em você, trouxemos uma novidade incrível, que trata de informar sobre a aposentadoria sem valor mínimo exigido.

Sendo assim, se você faz parte do grupo de pessoas que não aguentam mais trabalhar, esta pode ser a sua hora de ter seu tão merecido descanso.

Aposentadoria sem valor mínimo exigido: veja como solicitar
Aposentadoria sem exigência de valor mínimo! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Descanso da vida laboral

A ansiedade em relação à aposentadoria é uma realidade para muitos brasileiros. Isso porque os cidadãos veem nesse momento a oportunidade de desfrutar de um merecido descanso após uma longa trajetória de vida no trabalho.

O sistema previdenciário do Brasil, embora proporcione a tão sonhada aposentadoria, pode apresentar uma certa apreensão. Ademais, isso é muito notável quando falamos da burocracia presente dentro das instituições públicas.

Dito de outra maneira, a aposentadoria muitas vezes gera apreensão devido a alguns desafios um tanto quanto preocupantes, como:

  • instabilidade econômica;
  • mudanças nas regras previdenciárias;
  • preocupação com a manutenção do padrão de vida. e
  • demora na análise documental.

Apesar disso, a ideia de se aposentar representa o fim das obrigações profissionais, busca por qualidade de vida e a realização de sonhos adiados.

Muitos trabalhadores enfrentam jornadas exaustivas ao longo da vida, lidando com pressões e responsabilidades, e, por isso, anseiam por um período de tranquilidade e lazer na aposentadoria.

Entretanto, a ansiedade relacionada ao seguro previdenciário também pode advir da incerteza financeira e da necessidade de planejamento adequado para garantir a estabilidade financeira nesse novo estágio da vida.

Por isso, é necessário ter cautela, preparando-se para enfrentar os desafios financeiros e de saúde que podem surgir na aposentadoria. Afinal, muitas vezes o valor do benefício não é o mesmo da remuneração que o trabalhador ganhava trabalhando.

Portanto, essa expectativa para se aposentar e descansar exige uma necessidade de planejamento e segurança financeira para desfrutar plenamente dessa fase da vida.

Saiba mais: Viúvas podem receber BENEFÍCIOS como aposentadoria e pensão por morte dos cônjuges? Entenda!

Aposentadoria sem valor mínimo exigido

Por conseguinte, quem trabalha de carteira assinada mal pode esperar pela chegada de sua aposentadoria. Desde 2019, as regras mudaram, e agora é necessário cumprir com alguns requisitos adicionais.

Entretanto, o INSS abriu uma nova possibilidade para os brasileiros que não podem ou não conseguem trabalhar por tanto tempo.

Com o Benefício de Prestação Continuada, os cidadãos com mais de 65 anos ou Pessoas com Deficiência incapazes de atuar profissionalmente ou se sustentar sozinhos, podem fazer o pedido de aposentadoria.

Para isso, basta ter uma renda per capita familiar e mensal igual ou menor do que 1/4 do piso nacional vigente. Ademais, é preciso estar com o CadÚnico atualizado.

Por fim, quem optar pelo benefício deve ter em mente que ele não é um auxílio previdenciário, mas sim social. Dessa forma, não haverá a mesma concessão de direitos que alguém que recebe a aposentadoria normal.

Entre os abonos não pagos a beneficiários do BPC está o décimo terceiro salário. Afinal, para receber este auxílio não é necessário ter contribuído com o INSS, e seu repasse fica limitado a um salário mínimo, equivalente a R$ 1.320 neste ano.

Para fazer o pedido, basta que um Responsável Familiar vá até o CRAS mais próximo, levando CPF, documento de identidade e título de eleitor ou carteira profissional de todos integrantes. Depois, basta entrar no site ou app Meu INSS e fazer o seguinte:

  • vá em ‘Agendamentos/Requerimentos;
  • selecione ‘Novo Requerimento’;
  • atualize os dados, caso seja necessário;
  • busque por ‘Benefícios assistenciais’; e
  • clique em ‘Benefício assistencial à pessoa com deficiência ou ao idoso’.

Veja também: INSS realmente mudou idade mínima para receber aposentadorias no Brasil? Confira o que se sabe até agora