VALOR LIBERADO: APOSENTADOS e PENSIONISTAS RECEBEM + Suspensão Consignados por 120 dias e Margem 5% MP 1006

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

VALOR LIBERADO: APOSENTADOS e PENSIONISTAS RECEBEM + Suspensão Consignados por 120 dias: Confira todas as informações e tire suas dúvidas! 

O Brasil conta com milhões de aposentados e pensionistas que recebem pagamentos em 2021 através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Como muitos já sabem, esses beneficiários possuem a oportunidade de pedir um empréstimo consignado, do tipo que possui desconto diretamente na folha de pagamento. 

O problema desses créditos é que muitas vezes as longas parcelas atrapalham a vida financeira dos beneficiários. Por isso a suspensão de consignados por 120 dias pode ser uma ótima notícia. 

Vamos falar um pouco mais sobre isso e sobre a situação da margem de 5% da MP 1.006/20. Entenda como funciona e como pode ser um diferencial para você. 

APOSENTADOS e PENSIONISTAS RECEBEM + Suspensão Consignados por 120 dias
Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress/Divulgação

Pagamentos Benefícios Aposentados e Pensionistas 2021

Vamos começar com o que interessa mais para a população: os pagamentos de benefícios para aposentados e pensionistas do INSS em 2021 continuam normalmente. Mesmo com todas as votações acontecendo e com grande movimentação na Câmara e no Senado, os valores seguem sendo depositados normalmente. 

Muitos internautas estão falando de um atraso no pagamento de aposentados e pensionistas em 2021. Mas isso não se refere às parcelas normais: as mensalidades continuam sendo pagas normalmente. 

O que está em atraso é a oferta da antecipação do 13º para aposentados e pensionistas, que deveria sair já em fevereiro. O Governo Federal confirmou, porém, que os pagamentos ficaram apenas para abril por conta da necessidade de votações importantes em fevereiro e março. 

Ou seja, os pagamentos normais seguem em dia e podem ser conferidos no calendário de pagamento de benefícios do INSS 2021 (no fim do texto). 

Suspensão de Consignado em 2021 foi aprovado?

Outra dúvida que está surgindo sobre o mesmo tema é a seguinte: foi aprovada a suspensão de empréstimos consignados em 2021? Essa é uma pergunta feita principalmente por quem já tem parcelas rodando em sua folha salarial neste momento. 

O projeto que suspende o pagamento de prestações de consignados surgiu com a intenção de ajudar segurados do INSS neste momento de pandemia. A ideia era que os beneficiários pudessem fazer um adiamento dos pagamentos para o fim do contrato. 

O PL 1.328/20 foi aprovado no Senado Federal, mas está em tramitação para a Câmara dos Deputados. Criado pelo senador Otto Alencar, esse é o projeto responsável por essa suspensão de até quatro parcelas de empréstimos consignados para pagamento futuro. 

O texto poderá ser votado a qualquer momento e, se aprovado na Câmara, vai para sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Margem 5% Consignado INSS foi aprovado?

Outra dúvida frequente é sobre a MP 1.006/20: afinal, a margem de 5% no consignado do INSS foi aprovada? Em 2020, aconteceu um aumento na porcentagem de empréstimo para quem recebia pelo Instituto Nacional do Seguro Social. 

A margem do empréstimo consignado em 40% (a original era 35%) ficou disponível apenas até o dia 30 de dezembro de 2020. Por isso muitas pessoas estão querendo saber se essa ampliação da margem vai voltar em 2021. 

Ao que tudo indica, a margem de 5% no empréstimo consignado em 2021 não será aprovada. Isso porque existem outros encaminhamentos mais importante neste momento no Senado e na Câmara – como o Auxílio Emergencial e o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas. 

Tabela de Pagamento do INSS 2021

Por fim, e não menos importante, fique ligado para a tabela de pagamentos do INSS em 2021

calendário de pagamento dos benefícios do INSS

APROVADO! Renda Básica Emergencial com VALOR de R$ 100,00 por PESSOA: Veja como SOLICITAR e quem PODE RECEBER o BENEFÍCIO…

 

Leia Também