Está com medo do valor da conta de luz com onda de calor? Veja como economizar!
Veja como economizar em sua conta de luz após a chegada do calor extremo no Brasil; cidadãos estão preocupados com o valor da fatura
Com a chegada de uma forte onda de calor no Brasil e o verão se aproximando, milhares de pessoas já estão pensando quanto vão pagar na conta de luz. Isso porque esta é uma época de uso intenso de ventiladores e ar-condicionado.
Portanto, se você deseja pagar menos em sua conta de luz neste verão, não deixe de conferir as dicas para economizar no texto que segue.

Uso do ar-condicionado
Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo no uso de sistemas de ar-condicionado, impulsionado por diversos fatores.
Uma das principais razões desse crescimento é o aumento das temperaturas médias no mundo, resultado das mudanças climáticas. Com verões mais quentes e ondas de calor frequentes, as pessoas buscam no ar-condicionado um alívio do calor excessivo.
Além disso, o crescimento populacional e a urbanização têm contribuído para a maior demanda por ar-condicionado. À medida que mais pessoas se mudam para áreas urbanas, onde o calor muitas vezes é mais intenso devido à concentração de edifícios e asfalto, a necessidade de resfriamento interior se torna mais evidente.
Mas, os avanços tecnológicos também são responsáveis por esse cenário. Afinal, sistemas de ar-condicionado mais eficientes e acessíveis têm se tornado disponíveis, tornando-os uma opção viável para um número maior de pessoas e empresas.
Contudo, o aumento do uso de ar-condicionado não está isento de preocupações. O consumo energético desses sistemas pode ser alto, levando a um aumento na demanda por eletricidade.
Portanto, a busca por soluções mais sustentáveis, como o desenvolvimento de sistemas de ar-condicionado mais eficientes e o uso de fontes de energia renovável, é essencial para reduzirmos esses impactos negativos.
Veja também: Especialistas dão dicas para deixar a casa AREJADA nesse calor; confira
Valor da conta de luz
Portanto, como foi possível verificar, o valor da conta de luz é uma preocupação constante dos brasileiros que fazem uso intenso do ar-condicionado.
Se este é o seu caso, hoje veremos as principais dicas para economizar na sua fatura do mês.
Para termos uma noção do quão impactante é o calor no uso de energia, Rondônia teve uma alta de 14% no consumo energético em relação a outubro do ano passado.
Já em novembro, o consumo de energia foi cerca de 21% mais alto no referido estado em comparação com o mesmo período de 2022.
Sendo assim, a empresa Energisa dá algumas dicas para os consumidores que querem evitar surpresas desagradáveis quando a conta de luz chegar. Veja os macetes principais:
- evite usar a temperatura mínima do ar-condicionado (17 graus);
- mantenha o filtro do aparelho limpo e feche portas e janelas quando ligá-lo;
- evite emendas em excesso ou instalações inadequadas;
- invista em espelhos e paredes com cores claras;
- desligue os aparelhos eletrônicos em vez deixá-los no modo stand by;
- utilize o modo verão do chuveiro;
- posicione a geladeira longe do fogão e mantenha-a limpa;
- não deixe seu celular carregando enquanto dorme;
- invista em plantas para refrescar o ambiente;
- dê preferência às lâmpadas de LED; e
- monitore seu talão de consumo.
Saiba mais: Livre-se do calor IMEDIATAMENTE sem precisar de ar-condicionado com ESTAS dicas valiosas!