Vale-Gás: Governo de SP libera Consulta do Vale Gás em AGOSTO – Confira outras regiões do Brasil que também oferecem o benefício!

Atualizado Hoje!

Vale-Gás – Governo de São Paulo lança Vale Gás no estado, programa vai auxiliar famílias de baixa renda a comprar botijão. Outros estados brasileiros já oferecem o benefício, veja como consultar.

Estamos em um momento crítico da epidemia do novo coronavírus, por isso muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras. Com isso alguns benefícios surgem para ajudar quem está sendo afetado pela crise: é o caso do Vale-Gás

Essa é mais uma ação voltada para pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade. A ideia é ajudar milhares de famílias a partir da distribuição desse benefício pelas prefeituras específicas. 

Confira a seguir como deverá funcionar essa ação e entenda quem poderá receber um dos tíquetes. Fique ligado e saiba onde estão disponíveis as distribuições desse benefício do Governo do Estado. 

Vale-Gás
Imagem: Divulgação

Vale-Gás O que é 

Primeiramente, o que é o Vale-Gás? Essa é mais uma medida voltada para garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas em mais vulnerabilidade durante esse período do novo coronavírus. 

Esse é um benefício disponibilizado em diferentes regiões do Brasil. Alguns programas estão em destaque em nível municipal e estadual principalmente já que não existe ainda um Vale-Gás do Governo Federal.

Recentemente, por exemplo, foi anunciado pelo governador João Dória, a inscrição no Vale Gás SP em 2021. Essa ação já vinha sendo aguardada no sudeste e foi confirmada em lançamento oficial. Mas vamos falar sobre o benefício em SP mais adiante no texto. 

Isso porque o governador Camilo Santana no estado do Ceará, também garantiu o retorno dos pagamentos do mesmo programa – que já haviam acontecido em 2020. Outros governadores já estão estudando para fazer ações parecidas e alguns já implementaram. A ideia é sempre ajudar famílias mais carentes no enfrentamento do Covid-19. 

Programa Vale-Gás 2021

O programa Vale-Gás 2021 no Ceará começou a distribuição no mês abril. Em outras regiões é necessário conferir o cronograma local (como no caso do Maranhão ou de prefeituras que estão distribuindo em outros estados). 

A entrega do Vale-Gás do governo está sendo feita para famílias em situação de extrema pobreza ou em situação de pobreza. Essa é uma medida social das lideranças estaduais para reduzir a vulnerabilidade dessas famílias em meio à pandemia.

Como Funciona Vale-Gás

E como funciona o Vale-Gás? No caso específico desse criado e que já está começando a ser distribuído, a ideia é dar direito a uma recarga de gás. No caso do Ceará, a ação está sendo dada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. 

No mês passado, começaram as distribuições dos 250 mil tíquetes do vale-gás distribuídos para diversas prefeituras. Serão divididos em dois lotes diferentes que foram entregues em maio. 

A secretaria adotou medidas para evitar aglomerações e garantir que as pessoas possam retirar os tíquetes com recomendações de acordo com a Secretaria de Saúde. Os representantes municipais também receberam orientações para que suas cidades adotem as medidas de cuidado. 

Veja também: Como consultar as recargas do Cartão Alimentação distribuído em diversas regiões do país!

Distribuição Vale-Gás

A dúvida de muitas pessoas é sobre a distribuição do Vale-Gás. Até quando os tíquetes serão liberados? A princípio, são duas distribuições na maioria das regiões. Mas com o sucesso do programa é possível uma continuação. Em SP, o programa começará a ser distribuído em julho.

E ainda não foram divulgados detalhes sobre a renovação do Vale-Gás em 2021 – no Ceará. É provável que novas informações sejam divulgadas em breve pelo organização do benefício.

Inscrições Vale Gás 

Muitas dúvidas também surgem sobre as inscrições Vale Gás. Ao contrário do que pensam muitos beneficiários, não existe exatamente um site específico em que você pode fazer a solicitação.

As inscrições no Vale-Gás do governo são feitas pelas próprias secretarias dos governos. Através do cruzamento de dados do Cadastro Único (CadÚnico) é possível definir quem poderá receber e quem vai ficar de fora desse primeiro lote.

Quem ainda quer saber como se cadastrar no Vale-Gás precisa procurar o site oficial do governo da sua região.

Segundo Lote Vale-Gás

Importante destacar também o segundo lote do Vale-Gás para Fortaleza que começou no dia 17 de maio. Estão sendo contempladas neste momento um total de 17 mil famílias que moram na capital do Ceará. 

O Governo confirmou que as entregas do segundo lote do Vale-Gás vão ser feitas nos 27 Centros de Assistência Social (CRAS). Quem segue oferecendo a distribuição é a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

O 2º lote do Vale-Gás 2021 está confirmado e talvez seja possível uma renovação para um terceiro lote que ainda vai ser confirmado.

Retirar Tíquete Vale-Gás

Quem quer retirar o tíquete do vale-gás deve ficar atento para como a sua prefeitura vai fazer a distribuição específica. A lista de beneficiados pode ser vista diretamente nos sites das prefeituras no Estado do Ceará. 

A retirada do vale-gás acontecerá da seguinte forma: os beneficiários devem procurar a prefeitura de sua cidade e ter em mãos os documentos de identificação e comprovante de residência para receber o tíquete. Isso pode ser feito de três formas:

  • Indo a uma das revendas mais próximas da Nacional Gás; 
  • Entrando em contato com a distribuidora pelo telefone da sua região; 
  • Buscando os canais de atendimento da Nacional Gás: 0800-7021200. 

Vale Gás SP Consulta 

Finalmente, o governo do estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira a consulta do Vale Gás SP.

O programa Vale Gás São Paulo vai ajudar famílias de baixa renda a comprarem botijão de gás. De acordo com Célia Parnes, secretária da Desenvolvimento Social, a medida irá beneficiar 100 mil famílias a partir do próximo mês.

É importante lembrar também que a consulta de quem pode receber o Vale Gás SP está disponível de forma online e presencial. Para facilitar a consulta você deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial do Vale Gás SP GOV BR (http://www.valegas.sp.gov.br/);
  2. Clique no botão para consulta ‘Saiba se sua família foi inscrita no programa’;
  3. Tenha em mãos seu número do NIS para conferir se vai receber ou não.

Vale Gás Social 2021 Inscrição SP

É importante ficar atento para o processo de inscrição no Vale Gás Social SP em 2021. Ao contrário do que muitos esperavam, não haverá uma plataforma para novos cadastros.

A própria Secretaria de Desenvolvimento está selecionando através de cruzando de dados. A partir daí é feito o cadastro no Vale Gás São Paulo e os interessados podem fazer a consulta pelo passo a passo acima.

Quem tem direito Vale Gás SP 

Quem tem direito ao Vale Gás SP em 2021 são pessoas em situação de vulnerabilidade – principalmente de comunidades e favelas em 82 municípios. Eles receberão 3 parcelas de R$ 100 a cada 2 meses (julho, setembro e novembro).

Confira abaixo mais detalhes de quem vai receber o programa Vale Gás São Paulo:

Programa Vale Gás SP

Vale Gás SP Bolsa do Povo

Como já foi dito, o Vale Gás SP é ligado ao Bolsa do Povo, principal programa do Governo de São Paulo nos últimos meses.

Assim como foi dito anteriormente, o pagamento do Vale Gás Bolsa do Povo já disponibilizou a lista de beneficiários no próximo site oficial do programa.

Por isso é só acessar como indicado no passo a passo acima.

Importante: o programa confirmou uma ampliação para mais de 400 mil beneficiários que vão receber o Vale Gás SP em agosto.

Onde vai ter Vale Gás SP Bolsa do Povo

Por fim, também foi divulgada uma lista de todos os municipais onde vai ter o Vale Gás SP em 2021. É importante lembrar que todos esses detalhes (de consulta) estão no site oficial.

De acordo com a organização do Vale Gás SP Gov Br, as cidades que vão ter o programa pelo Bolsa do Povo são:

  • Americana, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, Amparo, Atibaia, Bauru, Bertioga, Biritiba-Mirim, Botucatu, Caçapava, Caieiras, Cajamar, Campinas, Campo Limpo Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Caraquatatuba, Carapicuíba, Cordeirópolis, Cotia, Cruzeiro, Cubatão, Rio Grande da Serra, Salto, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Guatulhos, Hortolândia, Ibirarema, Ibiúna, Ilhabela, Itapecerica da Serram, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itirapina, Ubatuba, Várzea Paulista, Votorantim. Itu, Jacareí, Jandira, Jundiaí, Lorena, Mairinque, Mairiporã, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pederneiras, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Claro, Bananal, Barueri, Santa Cruz do Rio Pardo, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos,  São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Sorocaba, Sumaré, Suzano, Tabatinga, Taboão da Serra, Tatuí, Tremembé.

Lembrando que o Vale Gás Gov BR vai estar dentro do programa Bolsa do Povo. Esse é o maior programa de proteção social anunciado pelo Governo de São Paulo.

 

Leia Também