Milhares de famílias inscritas no Cadastro Único vão receber o Vale Gás Social: Cadastro no Programa, Retirada de Vale e Recarga de Gás

Atualizado Hoje!

Vale Gás Social: Milhares de famílias inscritas no CadÚnico vão receber o benefício! Veja como se cadastrar, retirar o vale e fazer a recarga de gás.

Durante o período da pandemia de Covid-19, muitos brasileiros acabaram perdendo o emprego ou diminuindo a renda. Por causa disso, milhares de pessoas tiveram dificuldades em comprar produtos de primeira necessidade, como alimentos, objetos de higiene e até mesmo o necessário botijão de gás.

Por causa disso, diversas administrações estaduais e municipais espalhadas pelo Brasil inteiro investiram no pagamento de benefícios para garantir a possibilidade de alimentação daqueles em situação de vulnerabilidade. Um desses programas é o Vale Gás Social; confira abaixo tudo que você precisa saber.

Milhares de famílias inscritas no Cadastro Único vão receber o Vale Gás Social
Imagem: Divulgação/Aurélio Alves

Vale Gás Social – Conheça o programa

O Vale Gás Social, programa criado para atender às necessidades de mais de 115 mil famílias, começa a ser pago nesta quarta-feira (19). Ao todo, cidadãos de mais de 200 cidades serão beneficiados com entregas de vales e recargas de botijão de gás, administradas pelo governo.

O programa Vale Gás Social tem o objetivo de atenuar os reflexos socioeconômicos da pandemia de Covid-19 no âmbito social e fortalecer ainda mais a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Inscritos no Bolsa Família podem contar com o Vale Gás a partir do dia 17/05: Veja como retirar o benefício…

Cadastro Vale Gás Social

O Vale Gás Social é concedido com base nas informações do Cadastro Único, para famílias com renda zero ou incluídas em outras situações de vulnerabilidade social. Cada beneficiário terá direito a até três Vale Gás para recarregar o equivalente a um botijão de 13 quilos.

Como a lista de beneficiários do Vale Gás Social foi produzida de acordo com os dados do Cadastro Único, o governo não disponibilizou um link específico para cadastro da população e de novos interessados.

Como consultar o benefício? – Passo a passo

Embora não tenha oferecido um link de cadastro para a população interessada no Vale Gás Social, o governo disponibilizou uma ferramenta para consulta do benefício. Por meio dela, todos os cidadãos podem conferir se têm direito a participar do programa e ter acesso às recargas dos botijões de gás. Veja abaixo o passo a passo!

  • Entre no site https://valegas.sedes.ma.gov.br/;
  • Digite seu Número de Inscrição Social (NIS);
  • Insira sua data de nascimento;
  • Escreva o número do seu telefone celular (apenas números com DDD);
  • Clique em “Consultar”;
  • Pronto! Agora você já pode saber se tem direito de receber o benefício.

Quem pode receber a recarga do botijão?

Primeiramente, vale a pena lembrar que o Vale Gás Social é um benefício estadual. Ou seja, apenas moradores do estado do Maranhão podem ter acesso ao programa. Além disso, os beneficiários precisam estar incluídos em critérios estabelecidos pelo governo do estado; veja abaixo.

  • Ter residência comprovada no estado do Maranhão;
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Ter renda mensal de R$0.

Retirada e recarga do botijão – Vale Gás Social

Muitos beneficiários do programa também ficaram com dúvidas sobre como retirar o vale ou conseguir a recarga do botijão de gás. Segundo o governo do estado, a distribuição começará em um evento simbólico nesta quarta-feira (19), no Palácio dos Leões, contemplando os moradores das cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar e Raposa.

Os outros beneficiários devem consultar os locais de retirada dos vales e distribuição das recargas de botijões no mesmo site em que é realizada a consulta do programa. A relação de locais de distribuição e retirada está incluída na lista de beneficiários.

Vale lembrar que as datas e locais de retirada variam de acordo com cada município e grupo de beneficiários. Por isso, a consulta prévia no site é essencial para o recebimento do benefício na data e local certos.

Várias outras regiões do Brasil estão distribuindo Vale Gás para a população! Fique de olho no site para receber em primeira mão novidades sobre os benefícios do seu estado.

 

Leia Também