Vale Gás para todo Brasil: Saiba como será pago e quando começa

Atualizado Hoje!

Entenda qual é a situação do Vale Gás Nacional que pode ser lançado nas próximas semanas! 

A pressão está aumentando contra o Governo Federal sobre o aumento do preço de itens essenciais na cozinha de todos os brasileiros. E o resultado de todas essas reclamações pode ser justamente um programa de Vale Gás para todo o Brasil. 

O Governo Federal e a própria Petrobras já confirmaram que estão sendo pensadas estratégias para melhorar essa situação. Entenda e saiba qual é a situação do benefício de auxílio para o gás de cozinha. 

Vale Gás para todo Brasil Saiba como será pago e quando começa
Vale Gás para todo Brasil. Saiba como será pago e quando começa. / Imagem: Divulgação.

Programa Vale Gás 2021 Governo Federal

O botijão de gás (13kg) está com um preço cada vez mais alto: por isso a ideia de um programa Vale Gás do Governo Federal em 2021 está muito próximo de se tornar realidade. 

Muitas pessoas não estão conseguindo dar conta de botijões com preços que ultrapassam R$ 100. Com isso, a pressão popular sobre o aumento do gás e da gasolina está complicando o governo Bolsonaro. 

Entrando em ano de eleição, é possível que haja uma movimentação como resposta. De acordo com matéria do portal IG, o Governo Federal está pensando em antecipar um programa de Vale Gás Nacional que aconteceria somente em novembro. 

Como vai funcionar Vale Gás Governo Federal

Mas afinal, como vai funcionar esse Vale Gás Nacional? Essa é a pergunta do momento para quem acompanha os Ministérios da Economia e da Cidadania. 

De acordo com matéria da Reuters, existia um planejamento de lançar um programa de vale gás junto com a reformulação do novo Bolsa Família, o Auxílio Brasil. O problema é que essa pressão pelo aumento dos preços pode fazer o Governo mudar as datas. 

A intenção é criar um programa de Vale-Gás Nacional 2021 de forma temporária. Ou seja, os pagamentos durariam por um tempo para uma ajuda imediata enquanto os valores não são reajustados. 

Quem vai receber Vale Gás Nacional em 2021

Outra questão que está sendo falada nos corredores em Brasília é sobre quem vai ter direito ao Vale Gás Nacional em 2021. O programa que iria surgir com mais força junto com o lançamento do Auxílio Brasil deverá ser pensado para esse público. 

Ou seja, mesmo sem confirmação do Governo Federal, os boatos sobre quem tem direito ao Vale Gás do Governo Federal giram em torno dos seguintes públicos:

  • Beneficiários do Bolsa Família; 
  • Inscritos no CadÚnico que estão em situação de extrema pobreza; 
  • Novos beneficiários que estão com a inscrição no Auxílio Brasil

Como vai ser pagamento Vale Gás Nacional 2021

Outro grande problema a ser resolvido é sobre como será o pagamento do Vale Gás Nacional em 2021. A ideia é que a transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil seja feita depois da aprovação da Medida Provisória pela Câmara dos Deputados. 

Ou seja, a forma de pagamento ainda não foi confirmada. Não se sabe ainda se serão lançados cartões de Vale Gás Nacional específicos ou se os pagamentos acontecerão apenas como um adicional para beneficiários do Bolsa Família. 

Quando vai começar Vale Gás para todo Brasil?

Em novembro os pagamentos já estarão acontecendo. O que está sendo estudado agora é a possibilidade de antecipar os valores – já que a pressão popular aumenta junto com o aumento dos preços. 

O Governo Federal ainda não quis confirmar quando vai começar o Vale Gás Nacional já que as conversas estão acontecendo internamente. Também é cogitado o início dos novos pagamentos já em outubro, antes do início do Auxílio Brasil. 

Vale Gás Petrobras 2021

Por fim, também estão correndo boatos sobre o Vale Gás Petrobras em 2021. O próprio presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, confirmou no início de agosto que estão sendo feitos estudos para o início do programa. 

Apesar de não ter definições sobre datas e valores, foi confirmado o estudo sobre um novo programa Vale Gás Petrobras para beneficiários do Bolsa Família

Segundo o presidente da estatal, a empresa está participando das discussões, mas o tema está sendo conduzido pelo Ministério de Minas e Energia. Em breve devem surgir novidades.

Confira detalhes sobre o Vale Gás Ponta Grossa e outros municípios!

 

Leia Também