Vale-gás já tem DATAS de pagamento confirmadas? Saiba quem poderá receber o auxílio

Os moradores do Espírito Santo poderão vir a ter acesso a um vale-gás exclusivo do estado.

O Auxílio Gás ou ainda Vale-Gás é um programa de distribuição de renda, inicialmente implementado pelo governo federal brasileiro de 2001, com o objetivo de atender os beneficiários da Rede de Proteção Social, juntamente com o Bolsa-Escola e o Bolsa-Alimentação. O programa foi reeditado em novembro de 2021, devido a crise provocada pela pandemia Covid-19, sendo incorporado ao Auxílio Brasil.

Além disso, um novo Vale-gás poderá começar a ser pago em 2023.

O Vale-gás já tem as datas de pagamento confirmadas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novo Vale-gás poderá começar a ser pago em 2023

No próximo ano, o Espírito Santo poderá contar com uma espécie de vale-gás mas de caráter estadual. Essa informação foi revelada pelo governador recém reeleito no estado, Renato Casagrande (PSB). Em entrevista, o governador revelou que a ideia está sendo discutida pelos membros do governo local.

Dessa forma, para entender a história em torno dos pagamentos do vale-gás estadual é preciso entender o que estava acontecendo antes das eleições. Isso porque, o candidato Casagrande chegou a garantir que conseguiria reduzir o preço do botijão de gás para todas as pessoas a partir de janeiro de 2023.

Após ser eleito, o governador começou a dizer que talvez não conseguisse cumprir a sua promessa. Na sexta-feira (23), o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu unificar a alíquota de ICMS sobre o gás de cozinha. Isso pode impedir que o governo consiga diminuir os preços em seu estado.

Casagrande ressaltou que se não ocorrer a redução da alíquota será referente a um auxílio, no aumento do bolsa capixaba, que se refere a uma bolsa gás. Assim, tem-se estudado para ver qual o mecanismo oferece menor dificuldade de reduzir a alíquota.

O governador não revelou mais detalhes, como os valores do pagamento, a data de início das liberações e nem uma projeção sobre a quantidade de pessoas que poderão receber o benefício social, apenas revelou que está tratando a ideia de vale-gás apenas como um plano para o caso de não conseguir reduzir os preços do botijão.

Confira também: Novo lote do VALE GÁS Social está sendo pago em 2022: mais de 200 mil famílias poderão receber, consulte

Como funciona o Vale-gás nacional?

Além da proposta do governador do Espírito Santo, também já existe uma espécie de vale-gás nacional realizando repasses no momento. O projeto completou um ano recentemente, neste mês de dezembro. Os dados mais recentes apontam que mais de 5,9 milhões estão recebendo o benefício.

Dessa forma, o dinheiro está sendo pago pelo Ministério da Cidadania e  objetivo é que as pessoas que possuem cadastro ativo e atualizado no Cadastro Único, e que registram uma renda per capita de até meio salário mínimo possam ter acesso ao programa.

A preferência para a seleção de beneficiários para o Vale-gás é para as pessoas que fazem parte do Auxílio Brasil, também pago pelo Governo Federal. Além disso, mesmo com a mudança de gestão a partir de 1º de janeiro do próximo ano, o vale-gás nacional deverá seguir realizando os pagamentos por pelo menos mais quatro anos.

Saiba mais: Tíquetes do VALE GÁS SOCIAL estão sendo distribuídos; mais 200 MIL poderão ser resgatados