Vale a pena ser Jovem Aprendiz em 2020? Tire suas Dúvidas sobre novas informações sobre o Programa…



Vale a pena ser Jovem Aprendiz em 2020? Fique por dentro de informações como salário, carga horária, afazeres e muito mais sobre Jovem Aprendiz!

Vale a pena ser Jovem Aprendiz em 2020? – Confira as principais informações sobre o que é ser um Jovem Aprendiz no Brasil! Confira e vá buscar uma vaga no mercado de trabalho!

Será que vale a pena ser Jovem Aprendiz em 2020? Essa é uma pergunta frequente por parte de internautas de todo o país. Essa é uma insegurança normal principalmente por parte de quem está procurando a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. 

Esse é um momento do ano que muitas empresas oferecem vagas de aprendizagem para diversas idades. São ótimas maneiras de ganhar uma capacitação profissional e mudar o seu currículo de forma definitiva. 

A seguir vamos trazer algumas das principais perguntas feitas por quem ainda não decidiu se quer fazer a inscrição para esse tipo de vaga. Confira e tire todas as suas dúvidas para inscrever-se!

Vale a pena ser Jovem Aprendiz em 2020?
Imagem: Divulgação

Como se inscrever Jovem Aprendiz 2020

Antes de mais nada, sempre surge a principal dúvida: como se inscrever no Jovem Aprendiz 2020? Essa é uma pergunta que acaba levando para todas as outras questões ligadas ao programa. 

Tudo começa com a Lei de Aprendizagem que foi estabelecida definitivamente no ano de 2000. A partir dessa lei, os jovens brasileiros que ainda não possuem nenhuma experiência conseguiram suas chances com o primeiro emprego. 

E como poucas pessoas sabem, o Jovem Aprendiz é em regime CLT. Ou seja, as contratações são feitas na Consolidação das Leis de Trabalho, com carteira assinada e todos os benefícios. 

Como Funciona Jovem Aprendiz

Mas e como funciona o programa Jovem Aprendiz? Primeiramente, essa é a única forma de um jovem com menos de 16 anos trabalhar legalmente no Brasil. Como aprendiz a idade mínima é de 14 anos para contratação. 

O programa Jovem Aprendiz ainda possui uma outra grande vantagem. Os profissionais aprendizes terão uma formação técnico-profissional disponibilizada gratuitamente. Instituições conveniadas oferecem essas aulas teóricas e práticas. Entre as principais estão: Senai, Senac, Espro, Ciee e outras. 

Saiba como se inscrever no Jovem Aprendiz Senac 2020!

A seguir confira mais detalhes sobre essas vagas de aprendizagem!

Quantas horas trabalha Jovem Aprendiz

Mas e quantas horas trabalha um Jovem Aprendiz em 2020? É importante também entender como funciona exatamente a carga horária que é destinada para profissionais que, em geral, ainda estão estudando. 

A carga horária de Jovem Aprendiz para atividades práticas NÃO pode ultrapassar 6 horas por dia. Ainda assim, os aprendizes podem ter mais 2 horas de carga voltados para capacitação teórica. 

Ou seja, podem ser 8 horas dependendo da instituição e da empresa que o aluno está credenciado. O limite, porém, é de 6 horas práticas por dia!

Quanto ganha Jovem Aprendiz

Por fim, quanto ganha um Aprendiz em 2020? De acordo com a Lei de Aprendizagem, as empresas que contratam devem pagar pelo menos o valor salário mínimo-hora. O próprio empregador define se irá dar um valor maior do que o determinado. 

O valor mínimo de Jovem Aprendiz é, portanto, o definido por lei. Mas e quanto é o salário mínimo-hora? Hoje esse valor atualizado é de R$ 4,72. É só fazer a conta de quantas horas irá trabalhar por semana para ver qual será o salário do aprendiz. 

Confira mais detalhes sobre a inscrição para Jovem Aprendiz 2020!

 

Leia Também