Vale a pena esperar pela prova do ENCCEJA 2020? Devo fazer EJA ou Supletivo?

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Vale a pena esperar pela prova do ENCCEJA 2020? – Confira o que especialistas estão dizendo sobre a principal prova de certificação do país!

Milhões de brasileiros planejam terminar os estudos neste ano. Por conta da pandemia, porém, muitos agora estão querendo saber se vale a pena esperar pela prova do Encceja 2020 ou se é melhor procurar outra forma de buscar o certificado de Ensino Médio. 

É importante lembrar que essa é a forma mais tradicional de terminar a sua educação formal, mas não é a única. Existem outras opções, mas é importante entender bem a diferença para não sair prejudicado. 

Confira a seguir a análise e saiba se realmente vale a pena aguardar a prova. Entenda os prós e os contras de buscar um certificado desse tipo e saiba qual é o melhor cenário para a sua realidade atual. 

Vale a pena esperar pela prova do ENCCEJA 2020?
Imagem: Divulgação

Terminar os Estudos com Encceja 2020

Quem sonha em finalizar o Ensino Fundamental ou Ensino Médio sabe que pode terminar os estudos com o Encceja 2020. Mas para essa edição da prova é necessário analisar vários pontos já que não está sendo um ano “normal”. 

O primeiro ponto importante é saber se você está com muita pressa para conseguir o seu certificado. Se esse é o caso, talvez seja necessário rever essa opção a partir da prova mais tradicional do país. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece anualmente em todo o Brasil. Com a pandemia, porém, está acontecendo um atraso inédito nas divulgações de mais informações sobre a prova. 

Isso pode atrapalhar quem depende exclusivamente do exame que ainda não tem data definida. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, a prova do Encceja aconteceria no fim do ano. Mas até agora o edital ainda não foi lançado. 

Vai ter prova Encceja 2020?

Com isso está sendo levantada a questão: afinal, vai ter prova do Encceja em 2020? Essa é uma pergunta sem resposta ainda. Alexandre Lopes havia prometido o exame para o mês de dezembro, o que fica cada vez mais longe a cada dia que passa. 

Isso porque está muito em cima para a divulgação do edital da prova, abertura do prazo de inscrições e organização dos locais do exame. Portanto, é muito provável que o Encceja 2020 aconteça apenas em 2021. Será que vale a pena esperar até lá? Depende das suas outras opções. 

EJA, Supletivo ou Encceja

Muitas pessoas acham que existem diferenças entre EJA, Supletivo e Encceja. Na verdade tanto a primeira como a terceira opção são tipos de provas de supletivo. A sigla Educação de Jovens e Adultos (EJA) é voltada para dar nome a essa modalidade específica de ensino voltada para quem quer terminar os estudos. 

A grande diferença entre EJA e Encceja é que a primeira opção é mais demorada. Mesmo as opções de supletivo EJA a distância, exigem que o aluno vá até uma unidade educacional para fazer todas as provas de cada uma das disciplinas. 

Ainda é necessário ficar atento também já que várias escolas com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos disponibilizam apenas ações pagas. Ou seja, é necessário em muitos casos pagar mensalidades para conseguir terminar os estudos. 

Vale a pena esperar? Encceja 2020 vai ser cancelado?

Por fim, o veredito: vale a pena esperar? Será que o Encceja 2020 vai ser cancelado? Levando em consideração fatores como a GRATUIDADE da prova e o fato de ela ser feita em quase todas as cidades do país é interessante que você tenha paciência. 

Outra vantagem é que com o Encceja você pode terminar os estudos com uma prova, em um único dia. Por isso, mesmo que ainda não tenha data definida, recomendamos que você espere mais um pouco antes de pagar por um supletivo que poderá demorar muito mais tempo e castigar o seu bolso. 

Continue atento ao site já que vamos trazer novidades do Encceja 2020 assim que o Ministério da Educação (MEC) divulgar mais informações. 

INSCRIÇÕES do ENCCEJA 2020 já estão abertas: É verdade? CUIDADO com golpes e fraudes…

 

Leia Também