Vai ter Enem 2020: Tire todas as suas Dúvidas e confira Dicas excelentes!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Vai ter Enem 2020 – O que muda agora que o Exame Nacional do Ensino Médio foi confirmado? Saiba mais!

Mesmo com todas as medidas de isolamento social sendo garantidas pelos principais órgãos de saúde do Brasil e do mundo, o MEC confirmou que vai ter Enem 2020! Essas foram palavras do próprio ministro da Educação em seu perfil nas redes sociais. 

Então agora que o Exame Nacional do Ensino Médio foi confirmado é hora de você começar a se preparar da melhor maneira possível. Sabemos que não é fácil fazer isso e muitas pessoas possuem uma rotina agitada em casa, durante a quarentena. 

Vamos trazer a seguir informações e dicas que poderão lhe ajudar definitivamente. Confira e saiba como se preparar da melhor forma possível. Mesmo com todas dificuldades, pode ser o seu ano para conquistar uma vaga no ensino superior!

Vai ter Enem 2020
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Enem Digital 2020

Além de confirmar a prova, o Ministério da Educação dobrou o número de vagas para quem quiser fazer o Enem Digital 2020! O edital oficial das provas confirmou que serão feitas as duas modalidades: tradicional e digital. 

A grande surpresa, porém, foi esse aumento no número de oportunidades para fazer a prova na nova modalidade. Antes estavam confirmadas 50 mil vagas e agora são um total de 100 mil pessoas que podem fazer a prova digital. 

A inscrição para o Enem Digital 2020 acontecerá no mesmo prazo da prova tradicional: entre os dias 11 e 22 de maio. Já a aplicação dessa modalidade deverá se dar nos dias 11 e 18 de outubro de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Confira tudo sobre a Ajuda Mensal anunciada pelo Governo: https://pronatec.pro.br/governo-anuncia-ajuda-mensal-para-brasileiros/

Estudar Enem 2020

Mas e como estudar para o Enem 2020 em tempos de epidemia do coronavírus? Sem cursinhos ou possibilidade de participar de aulas presenciais com professores, qual é a situação para a maioria dos brasileiros?

O grande desafio, de acordo com especialistas, é conseguir um ambiente de estudos apropriado. Sabemos que muitas pessoas, principalmente jovens, dividem a casa com vários familiares e muitas vezes dividem os quartos com pais e irmãos. 

Por isso, algumas dicas dadas por especialistas na prova poderão ajudar! É importante lembrar que estudar para o Enem Digital 2020 não deve ser muito diferentes de estudar para o exame tradicional. Isso porque a estrutura da prova será a mesma e com mesma quantidade de questões. 

Dicas para Estudar Sozinho Enem 2020 

Por fim, selecionamos algumas dicas para estudar para o Enem 2020 sozinho. Antes mesmo de começar a pensar nas matérias e disciplinas você deve ter um bom ambiente para se preparar para a prova. 

Confira como estudar sozinho para o Enem 2020:

    • Define o seu melhor horário de funcionamento: é isso mesmo, não acredite em fórmulas que dizem os melhores horários para estudar para o Enem. Não existe um turno melhor do que outro; isso é muito pessoal e com o recurso da internet você não precisa ter horário para começar ou para terminar os estudos; 
    • Entenda suas limitações: por mais que você queira tirar boas notas, você é um ser humano! Ou seja, lembre de respeitar o seu corpo e fazer descansos em intervalos de, no máximo, 1h de estudo; 
    • Planejamento para estudar para o Enem: essa é uma dica que deve ser reforçada se você está em quarentena ou isolamento social. Agora é hora de montar uma rotina organizada de estudos, evitando ter muitas preocupações no momento dos estudos. Ou seja, organize sua rotina, dentro do possível, para ter o seu tempo livre de preparação todo voltado para isso; 
  • Rotina de estudos: agora que já sabe que as provas acontecem só no fim do ano, defina uma rotina e faça um calendário de estudos usando apenas de segunda a sexta-feira! Deixe o sábado e o domingo exclusivamente para sua família e para o lazer; 
  • Use todos os seus recursos: não é porque você não pode sair de casa que não poderá acompanhar videoaulas sobre o Enem 2020, por exemplo. Converse com professores que você possui contato nas redes sociais ou com amigos que também estão estudando! Você está em isolamento, não isolado!

Saiba tudo sobre o Edital Enem 2020 para as provas digital e tradicional: https://pronatec.pro.br/edital-enem-2020/

 

Leia Também