Vai prestar concurso? Saiba como tirar uma nota PERFEITA na redação de qualquer certame!

e acordo com professores, existem algumas dicas que podem ser usadas para aumentar a pontuação da redação. Confira todas.

Prestar concurso público é o sonho de muitos brasileiros. Afinal de contas, os servidores podem contar com a estabilidade no emprego. Além do mais, costumam ganhar acima da média dos trabalhadores da iniciativa privada. Outro ponto importante é que eles também contam com grande senso de realização profissional, por ajudarem o público. Mas, as provas para cargos públicos são bem difíceis. 

Existem diversas etapas. Em alguns casos, é necessário prova de títulos. Em outros, testes de aptidão física. Mas, em quase todos os processos seletivos públicos existem as provas objetivas, em que o candidato assinala a opção correta e as redações. As redações, geralmente, são temidas pelos concurseiros, por serem consideradas difíceis. Continue lendo esta matéria para conferir algumas dicas de como ir bem na sua prova dissertativa argumentativa do concurso público. 

estudante_5
Confira técnicas para tirar nota máxima na redação do concurso – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quer ir bem na redação do concurso? Confira estas dicas 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o candidato deve entender qual é o tipo de redação do concurso. No próprio edital já existe tal informação. Com isso, ele pode se preparar e treinar usando modelos de textos que tiram notas boas. De forma geral, os certames pedem uma dissertação argumentativa sobre um tema definido pela banca. 

O candidato só poderá saber o tema no dia da prova. Portanto, é recomendado que ele se mantenha em dia, sabendo todas as atualizações da área que está prestando. O repertório também é essencial para uma boa redação. Notícias, citações a obras ou a intelectuais podem enriquecer o seu texto, desde que não fujam do tema. 

O candidato também deve atender ao que foi pedido na proposta. Os textos de apoio são essenciais. Recomenda-se que sejam utilizados como referência no texto em algum momento. O apoio também serve para ajudar o candidato a se posicionar de alguma forma sobre o assunto. Leve em consideração que dissertações exigem um posicionamento. 

O avaliador do concurso vai julgar a capacidade de argumentação do candidato. Portanto, é importante que o texto tenha um posicionamento claro sobre a temática abordada. Por fim, busque por modelos de redação com notas máximas para se basear. Estude todos os dias e se possível faça, pelo menos, uma redação diariamente. 

Veja também: Moedas antigas que podem ser vendidas por MAIS de R$ 30 MIL: você pode ter uma fortuna em casa e não sabe

Esqueleto da redação 

De acordo com professores, existe um esqueleto que pode ajudar os candidatos que vão prestar concurso. Ele é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, será necessário apresentar e se posicionar sobre o tema. Coloque dois argumentos para defender sua tese, que serão trabalhados no desenvolvimento. 

O desenvolvimento será composto por dois parágrafos. Use argumentos para defender o seu ponto de vista. Lembre-se de se apoiar nos textos fornecidos pela banca e em seu repertório. Por fim, o último parágrafo é a conclusão. 

Se possível, coloque as consequências dos seus argumentos de desenvolvimento. Em outros casos, será necessário responder à pergunta proposta pela banca do concurso. Não deixe de usar conectivos, como ‘portanto’, por exemplo. 

Veja também: Estas são as 3 ferramentas de inteligência artificial mais INCRÍVEIS da atualidade; conheça cada uma