Vai fazer o ENEM? Confira todas as informações lançadas até agora para a edição de 2023

O Enem vai acontecer novamente neste ano. Se você vai fazer a prova, fique atento às informações.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece todos os anos. Milhares de alunos prestam a prova anualmente na esperança de conseguirem uma nota para entrarem em universidades públicas ou particulares. Afinal, ele é a principal porta de entrada para o ensino superior.

Se você está curioso sobre as datas de prestação do exame e outras informações importantes, confira abaixo o que se sabe até o momento e já comece a se preparar!

Assim como em todos os anos, o Enem está chegando. Veja o que se sabe sobre a prova até o momento!
Assim como em todos os anos, o Enem está chegando. Veja o que se sabe sobre a prova até o momento! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira o calendário completo do Enem 2023

A princípio, as inscrições para o Enem passaram por uma alteração recente por parte do Ministério da Educação (MEC). Embora as datas para se inscrever agora sejam entre os dias 5 a 16 de junho, as datas de realização das provas permanecem as mesmas.

Para ajudar os estudantes a se prepararem para mais um ano de exame, o MEC já disponibilizou as datas completas e o edital da prova. Por isso, é importante que os alunos estejam a par de todas essas informações para que não percam as datas de realização ou inscrição. Confira:

  • O recurso para solicitação da isenção da prova ou da justificativa (para aqueles que receberam a isenção no ano anterior, mas precisaram faltar) vai até o dia 16 de maio;
  • Já o resultado das isenções será divulgado no dia 19 de maio;
  • Aqueles que vão pagar a taxa de realização da prova terão entre os dias 5 e 21 de junho;
  • Quem precisar de um atendimento especializado ou solicitar tratamento pelo nome social pode solicitar essas alternativas entre os dias 5 e 16 de junho;
  • As inscrições, por sua vez, ocorrerão entre os dias 5 e 16 de junho, através do site oficial: https://curtlink.com/nzXgA;
  • O resultado das inscrições ficará disponível já no dia 26 de junho;
  • Recursos de inscrição podem ser solicitados no dia 26 de junho.

Veja também: Enem 2023: confira o edital com todas as DATAS e regras do Exame

Veja os horários de realização das provas

Por fim, a aplicação dos exames permanece igual, nos dias 5 e 12 de novembro. Confira os horários de realização das provas:

  • Os portões abrirão às 12h;
  • Eles se fecharão às 13h;
  • As provas começam às 13h30;
  • No primeiro dia, devido à redação, elas terminam às 19h;
  • Já no segundo dia, as provas terminas às 18h30.

Além disso, para que o aluno saiba em qual local ele realizará a prova, é importante que ele acesse a Página do Participante, que disponibiliza o Cartão de Confirmação com todas as informações que ele precisa. Todas essas outras informações serão liberadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em um momento mais próximo às provas.

Vale lembrar que é importante não se atrasar, pois assim que ocorre o fechamento dos portões, os alunos não podem mais acessar o local. Fora isso, lembre-se de levar seu documento pessoal com foto e também uma caneta azul transparente. Boa prova!

Veja também: ENEM divulga lista de ISENTOS na inscrição; veja se seu nome está na lista