Governo abre VAGAS GRATUITAS em cursos de tecnologia para jovens NESSAS condições; veja quem pode se inscrever

Cibersegurança: governo lança programa de formação de profissionais nesta área, saiba como participar

O projeto do Ministério da Ciência vai lançar vagas gratuitas em cursos de tecnologia para formar 30 mil novos especialistas em TI nos próximos três anos.

O programa é uma parceria do Senai com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os representantes do Ministério dizem que a mão de obra especializada em tecnologia é fundamental para a proteção cibernética das empresas e do poder público.

Governo abre VAGAS GRATUITAS em cursos de tecnologia para jovens NESSAS condições; veja quem pode se inscrever
Conheça o novo programa de cursos de tecnologia do governo. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Como funciona o projeto dos cursos de tecnologia do governo?

O projeto, que será executado pelo  Senai e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), se chama “Hackers do Bem”, e tem como objetivo formar 30 mil novos especialistas em TI.

Os cursos de tecnologia são gratuitos e devem formar cerca de 30 mil novos especialistas em cibersegurança. O projeto pretende se estender para os próximos três anos.

De acordo com os representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, é preciso agir sobre o GAP de mão-de-obra nesta área que é essencial para proteger os dados do poder público e das empresas

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou o projeto Hackers do Bem nesta semana, em Brasília, e vai atender a demanda de profissionais para as áreas de cibersegurança e privacidade. 

A iniciativa vai receber R$ 32,6 milhões em recursos da Lei de TIC, ou seja, investimentos de empresas para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor de tecnologias.

Os interessados serão capacitados gratuitamente, desde que sejam estudantes do Ensino Técnico, Médio e Superior, além de profissionais da área de tecnologia que buscam especialização.

Inicialmente, o programa vai oferecer cinco cursos nos níveis de nivel, básico, fundamental, especializado e residência tecnológica. Ao todo, serão 30 mil profissionais que devem ser formados nos próximos 36 meses.

O Programa Hackers do Bem possui um valor estratégico para o Brasil ao contribuir diretamente com a qualificação profissional e ao estruturar elementos fortalecedores do ecossistema de Cibersegurança. Os resultados geram avanços do País em uma área crítica, que afeta de uma forma holística diferentes setores econômicos e refletem também na sociedade e na vida dos cidadãos”, disse Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Veja também: Harvard oferece CURSOS GRATUITOS na área de tecnologia; veja como se INSCREVER

Como está o Brasil em relação à mão-de-obra especializada?

Rubens Souza, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do (MCTI), o número de profissionais capacitados no Brasil está a desejar na área de tecnologia. Por isso, o projeto dos cursos de tecnologia veio para atender às demandas atuais do setor.

“Hoje, só no Brasil, o déficit de mão de obra qualificada em Segurança da Informação e privacidade é de quase 330 mil profissionais. E essa demanda é crescente, pois as tecnologias da comunicação estão em constante evolução. Isso exige cada vez mais gente preparada para operar as ferramentas tecnológicas de defesa que inibem os ataques dos hackers do mal”, comentou Rubens.

Além de capacitar profissionais no mercado, o projeto pretende construir um hub nacional de cibersegurança. Isso certamente vai fortalecer o ecossistema brasileiro de proteção de dados de instituições, associações, governo, reguladores, empresas, start ups, etc.

Com esse programa, juntos, vamos impactar muitas pessoas, gerando empregos e fornecendo as pessoas capacitadas que a indústria precisa”, complementou o diretor-regional do Senai-SP, Ricardo Figueiredo Terra.

Os interessados em participar dos cursos de tecnologia podem se cadastrar por meio da página do programa, neste link https://hackersdobem.rnp.br/home.

Saiba mais: Harvard oferece CURSOS GRATUITOS na área de tecnologia; veja como se INSCREVER