Vagas GRATUITAS em cursos através do SENAC: veja como se inscrever

Senac oferece mais de mil vagas gratuitas para cursos na modalidade à distância. Estudantes de qualquer lugar do Brasil podem se inscrever e assistir às aulas de casa.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição de educação profissional que apresenta uma enorme diversidade de cursos, desenvolvidos de acordo com as exigências do mercado. O catálogo de cursos gratuitos do SENAC compreende formações nas áreas de administração, recursos humanos, logística, entre outras.

Além disso, as aulas são focadas para quem está cursando o ensino médio e quer dar continuidade aos estudos. Ao todo, a instituição está ofertando 1.020 vagas em cursos gratuitos de nível técnico em educação à distância. No entanto, é preciso corresponder aos requisitos para participar dos cursos. 

senac
Senac oferece 1020 vagas para cursos gratuitos à distância. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Requisitos para se inscrever

Como afirmado, os cursos oferecidos são realizados online. Dessa forma, indivíduos de qualquer lugar do Brasil podem participar, desde que estejam de acordo com os requisitos estipulados. Assim sendo, os participantes poderão acessar uma plataforma de ensino com conteúdos a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Para se inscrever nos cursos gratuitos é preciso ter renda familiar per capita de até 2 salários mínimos mensais. Além disso, a pessoa precisa ter no mínimo 16 anos, ter finalizado o ensino médio ou estar cursando a partir do 2º ano.

Veja também: Cursos GRÁTIS do SENAI na região: vagas abertas HOJE 31/05

Cursos ofertados gratuitamente

No momento, os cursos oferecidos pelo SENAC na modalidade à distância e gratuitos são:

  • Técnico em Administração: 296 vagas
  • Técnico em Segurança do Trabalho: 207 vagas
  • Técnico em Recursos Humanos: 151 vagas
  • Técnico em Logística: 134 vagas
  • Técnico em Qualidade: 97 vagas
  • Técnico em Contabilidade: 93 vagas
  • Técnico em Secretariado: 22 vagas
  • Técnico em Meio Ambiente: 20 vagas

Os cursos têm até 13 meses de duração e possuem carga horária que varia entre 800h e 1.000h, a depender do curso que a pessoa estiver inscrita.  Os interessados precisam se inscrever até o dia 07 de junho através do site do Programa de Gratuidade EAD (https://www.ead.senac.br/gratuito/)

O Programa de Gratuidade do SENAC

O Programa foi desenvolvido com a intenção de ofertar qualificação para a população que mais necessita, mas, não possui condições de pagar os valores das mensalidades. Assim, é através do Programa de Gratuidade do Senac que muitas formações são oferecidas, que incluem cursos livres EAD ou presencial, cursos técnicos e especializações técnicas.

Dessa forma, o projeto busca qualificar a população brasileira que está a procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Bolsa de estudo

Os estudantes inscritos nos cursos de graduação no Senac EAD têm a possibilidade de ganhar descontos e outros estímulos aos estudos. Assim, o aluno pode conseguir benefícios financeiros ao participar de programas e desenvolver os conhecimentos e se aproximar da prática da profissão escolhida. Confira as opções dos benefícios financeiros:

Bolsa Empresa

Visa o reconhecimento e estímulo ao desempenho dos estudantes em atividades acadêmicas ou científicas, subsidiada pela captação de recursos financeiros externos.

Extensão Universitária

O estudante pode integrar projetos de extensão desenvolvidos pelo Centro Universitário Senac ou órgãos externos.

Bolsa Social

Esse programa visa possibilitar a inclusão socioeducativa de indivíduos em situação de carência financeira. A bolsa é aplicada na parcela mensal do Curso, com duração de um semestre: 

  • 50% com renda familiar de 0 a 1,5 salários mínimos;
  • 30% com renda familiar de 1,5 a 3 salários mínimos;
  • 20% com renda familiar de 3 a 5 salários mínimos.

Iniciação Científica

O programa permite que o aluno conheça o universo da pesquisa científica, tecnológica e artística. Assim, ele criará e apresentará um artigo acadêmico com a orientação de professores. 

Monitoria

O estudante escolhe uma disciplina e dedica 16 horas semanais à monitoria, com acompanhamento de um professor.

Veja também: Jovens NESSAS condições podem se inscrever em curso preparatório GRATUITO para o Encceja; veja como se cadastrar